Em 2012, aconteceu a primeira edição do Festival R.I.A (Reflexão, Interação e Ação), promovido pela Fundação Telefônica Vivo. O festival reuniu um público jovem e antenado para discutir como as tecnologias estão mudando, como a juventude enxerga o mundo e suas possibilidades de futuro.

O desafio do jornalista foi traduzir em imagens três pontos: inteligência coletiva, informação econômica e virtudes. Dimenstein exemplifica o tema destacando o quanto é importante a relevância das informações no universo digital com um exemplo concreto, o Catraca Livre, site idealizado por ele, eleito melhor blog.

A Construção da Cultura Digital – Estética de uma Nova Sociedade: Gilberto Dimenstein