Comece bem o ano! Inscreva-se em cursos gratuitos de formação continuada

11 de fevereiro de 2020

A plataforma Escolas Conectadas, de ensino a distância, que foca no desenvolvimento da cultura digital, oferece cursos alinhados à BNCC, gratuitos, para professores da Educação Básica

Você, professor da Educação Básica, que tal aproveitar o começo de ano para investir no seu desenvolvimento profissional? Estão abertas as inscrições para fevereiro e março dos cursos online de formação continuada do Escolas Conectadas. Totalmente gratuitas, as formações ocorrem ao longo do ano inteiro e procuram dar ferramentas ao professor para aplicar prática de metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras, já alinhadas às competências da BNCC.

A plataforma, que fortalece o ensino a distância e o compartilhamento de experiências, faz parte do ProFuturo, programa global da Fundação Telefônica Vivo com a Fundação ”La Caixa” e tem entre as suas cinco principais estratégias o apoio ao aprimoramento constante de professores e gestores da Educação Básica.

Seja com foco na resolução de problemas, na mistura de criação de jogos e aprendizado, na produção de conteúdos como fotografia, ou então, por meio do debate de temas relevantes como a questão da água, mudança climática, a promoção da inclusão, da diversidade e o combate ao racismo, os cursos de formação continuada estimulam a adoção de novos modelos e práticas inovadoras de aprendizagem.

Alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as formações também contribuem para o desenvolvimento de competências do século XXI nos alunos como empatia e cooperação; autoconhecimento e autocuidado; e pensamento científico, crítico e criativo.

Com carga horária que varia entre 10, 20, 25 e 50 horas – na modalidade mediada ou autoformativa – os cursos focam na prática e na troca de experiência entre educadores e são certificados por instituições do Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), como o Instituto Singularidades, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Centro Universitário Braz Cubas.

Conheça cada um dos cursos de formação continuada e como eles se alinham na aplicação da BNCC em sala de aula. Se programe para os meses de fevereiro e março. Para se inscrever, basta acessar os links, mas lembre-se que tem ofertas de curso o ano todo!

Banner com a seguinte frase: Começam no dia 17 de fevereiro

Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI

Modalidade: Curso mediado

Descrição: Este curso relaciona a capacidade de articular dados e informações para resolver problemas com matemática e outros temas.

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Cultura Digital.

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento

Modalidade: Curso mediado

Descrição: Explorar técnicas e conceitos sobre imagens digitais, além do uso da fotografia como recurso de aprendizagem, construção e comunicação.

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Cultura Digital; Repertório Cultural.

Inova Escola: espaços diferenciados

Modalidade: Curso mediado

Descrição: O curso expande a visão dos educadores sobre espaços de aprendizagem, mostrando tendências em infraestrutura escolar e como ações simples podem inovar.

Competências gerais da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Empatia e Cooperação.

Certificação: Instituto Singularidades

Sem Medo da Indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula

Modalidade: Curso mediado

Descrição: Com foco em um processo educativo preventivo, são debatidos temas como disciplina, relações de poder e violência.

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Argumentação; Empatia e Cooperação; Autoconhecimento e Autocuidado; Responsabilidade e Cidadania.

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Banner em que se lê a seguinte frase: Começam no dia dois de março

Competência digital básica para a educação

Modalidade: Autoformativo

Descrição: No curso, são trabalhados conhecimentos básicos que contribuem com o ingresso e o desenvolvimento do professor na cultura digital.

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Autoconhecimento e Autocuidado; Cultura Digital.

Escola Digital: tecnologias e currículo

Modalidade: Autoformativo

Descrição: Com ajuda da plataforma Escola Digital, o curso fortalece atividades, projetos e planos de aula por meio da conexão com as tecnologias digitais.

Certificação: Centro Universitário Braz Cubas.

Escola Digital: Tecnologias e Currículo – Gestores

Modalidade: Autoformativo

Descrição: Formação complementar ao curso “Escola Digital: Tecnologias e currículo” sob a perspectiva da gestão pedagógica.

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Cultura Digital.

Certificação: Centro Universitário Braz Cubas.

Jogos e brincadeiras: para além da seriação

Modalidade: Curso mediado

Descrição: O curso discute a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.

Competências da BNCC envolvidas: Comunicação; Empatia e Cooperação; Autoconhecimento e Autocuidado; Cultura Digital; Repertório Cultural.

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Laboratório de criação de vídeos de bolso

Modalidade: Curso mediado

Descrição: O curso trabalha a produção de vídeo de bolso para a construção de narrativas, conhecimentos e diálogos no ensino-aprendizagem.

Produção textual na Cultura Digital

Carga horária: 20 horas

Descrição: O curso indica como explorar algumas ferramentas tecnológicas e como fazer delas o ponto de partida ou de chegada de uma escrita criativa.

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Comunicação; Argumentação; Cultura Digital; Repertório Cultural.

Inova Escola – Papel do Professor

Modalidade: Curso mediado

Descrição: No século XXI, o professor passa a ser um mediador do conhecimento. Nesse novo contexto, como deve se posicionar e quais habilidades desenvolver?

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania.

Banner em que se lêa seguinte frase: Começam no dia 16 de março

Antártica: muito mais do que gelo

Modalidade: Curso mediado

Descrição: A proposta é aproximar o aluno do continente Antártico, fazendo referência ao meio ambiente, mudança climática, Geografia, História e Ciências.

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Responsabilidade e Cidadania.

Inova Escola – Gestão inovadora

Modalidade: Curso mediado

Descrição: Propõe e apresenta princípios básicos para uma gestão condizente com a educação do século XXI, como equidade, administração do tempo e corresponsabilidade.

Certificação: Instituto Singularidades

Escola para todos: promovendo uma educação antirracista

Modalidade: Curso mediado

Descrição: Este curso reflete sobre a construção coletiva de práticas de educação antirracista, de acordo com as diferentes realidades educacionais em que vivemos.

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Empatia e Cooperação; Autoconhecimento e Autocuidado; Responsabilidade e Cidadania; Repertório Cultural.

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Grandezas e medidas: explorar para compreender

Modalidade: Curso mediado

Descrição: Através da resolução de situações-problema e da troca de experiências entre colegas, tem o objetivo de ampliar a exploração e compreensão sobre grandezas e medidas.

Banner em que se lê a seguinte frase: Começam no dia 30 de março

Mudança de tempos e espaços para a inovação pedagógica

Modalidade: Curso mediado

Descrição: A partir de uma análise do modelo de escola tradicional, são colocadas em prática ações e estratégias que permitam romper esse paradigma tão consolidado.

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Empatia e Cooperação.

Inova Escola – Personalização

Modalidade: Curso mediado

Descrição: Um importante conceito do século XXI é a personalização na educação. O curso pretende que os participantes sejam capazes de aplicar metodologias em seus contextos escolares.

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Autoconhecimento e autocuidado; Trabalho e projeto de vida.

Água: gotas de conscientização

Modalidade: Curso mediado

Descrição: Aproveita-se a problemática sobre a água para tratar de formas de preservação que garantam o uso sustentável deste precioso bem para as futuras gerações.

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas

Carga horária: 50 horas

Descrição: É um convite para analisar as características das classes multisseriadas em prol da aprendizagem dos estudantes nos processos de alfabetização de crianças e jovens.

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Empatia e Cooperação; Cultura Digital.

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência

Modalidade: Curso mediado

Descrição: O curso traz conceitos básicos sobre o tema no intuito de instigar o professor a refletir sobre os desafios e demandas no contexto inclusivo e de educação para todos.

Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Comunicação; Empatia e Cooperação; Autoconhecimento e Autocuidado; Responsabilidade e Cidadania.