Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Nova funcionalidade da Escola Digital auxilia educadores na produção de roteiros, voltados para as atividades remotas, com foco nos estudantes. Conheça e saiba como colaborar!

Imagem mostra mulher de blusa branca digitando em um notebook. Na frente dela há um livro aberto.

Neste momento em que as escolas estão se adaptando a uma nova realidade por conta da pandemia causada pelo coronavírus, a Escola Digital lança uma nova funcionalidade: a produção de roteiros de estudo para auxiliar os alunos nas atividades a distância. A plataforma, que é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e Instituto Natura com o apoio técnico da Fundação Vanzolini, reúne e compartilha de forma gratuita mais de 30 mil recursos digitais para enriquecer práticas pedagógicas alinhadas à BNCC e voltadas a toda a Educação Básica.

Além de acessar roteiros de estudo conforme seus objetivos, qualquer educador pode colaborar como autor de conteúdo e compartilhar seu trabalho com seus estudantes. Após passar pela curadoria dos especialistas da Escola Digital, o recurso fica disponível para outros educadores, tornando-se um importante aliado no processo de aprendizagem. Assista ao vídeo abaixo para saber mais detalhes de como a plataforma funciona:

A nova ferramenta visa apoiar professores e estudantes das redes de ensino a desenvolver suas atividades educativas de forma remota. Assim como os demais ODAs, é possível achar os roteiros de estudo por critérios como disciplina, ano escolar e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Alguns roteiros, como o Autorretrato: arte e tecnologia, são produzidos por professores especialistas que já fazem parte da curadoria da plataforma. Neste exemplo, os estudantes e educadores são convidados a trabalharem, passo a passo, o conceito do autorretrato, explorando diversas ferramentas para composição e edição de imagens.

Qualquer educador pode também colaborar com uma produção própria. Para isso, basta preencher o formulário detalhando as atividades, as quais serão submetidas à curadoria do Escola Digital e disponibilizadas para todos. É possível compartilhar os roteiros de estudo via WhatsApp, Facebook, e-mail, ou pela própria plataforma. Além disso, eles podem ser salvos e impressos caso o acesso à internet seja restrito.

Todo o material orientado para a Educação Infantil e os anos iniciais do Fundamental I vêm com avisos para que o professor fique atento ao tempo de exposição às telas, misturando conteúdos multimídias com atividades sem computadores. O conteúdo também é responsivo, ou seja, adequado para que seja acessado via celular.

Em todo o processo, os educadores contam com assessoria pedagógica caso precisem de ajuda na produção e adaptação de linguagem das atividades e no compartilhamento dos roteiros.

Para guiar os educadores que desejam contribuir para a plataforma, confira os infográficos abaixo com dicas para a elaboração dos conteúdos. Acesse a Escola Digital e colabore!

INFOGRÁFICO | RESUMO DO PASSO A PASSO Passo 1 Elabore um roteiro de estudos. Veja algumas dicas abaixo! Passo 2 Visualize e compartilhe seu roteiro com seus alunos Passo 3 Aguarde a curadoria do seu roteiro para que faça parte do nosso acervo INFOGRÁFICO | DICAS Dicas para criar um roteiro de estudos completo Ponto de partida Escreva um breve contexto sobre o que será estudado. Pode-se retomar um conteúdo abordado em aula ou um roteiro anterior. É possível trazer respostas para dúvidas levantadas ou até mesmo uma nova proposta de aprendizagem referente à disciplina. Objetivos Explique ao estudante o que é esperado para esta aprendizagem. Quais competências serão trabalhadas, por exemplo? Conteúdo A partir dos objetivos, contextualize o que será trabalhado. Elabore um passo a passo para guiar o estudante da mesma forma que seria feito presencialmente. Atividades Estabeleça quais exercícios serão realizados e as interações com outros conteúdos. Aqui pode-se indicar a quais recursos o estudante deve recorrer entre os conteúdos disponíveis na plataforma, como vídeos, apostilas, livros e links externos. Nível de ensino Indique a quais séries este roteiro é destinado Tempo estimado Determine o tempo ideal para o estudante realizar o roteiro Ponto de chegada Estimule o estudante a fazer conexões entre o conteúdo dos objetos digitais de aprendizagem, quando houver a indicação deles, e as atividades propostas no roteiro.

Como produzir roteiros de estudo para apoiar os alunos em atividades a distância
Como produzir roteiros de estudo para apoiar os alunos em atividades a distância