Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Presidente da Fundação Telefónica apresenta ProFuturo a 400 líderes religiosos de todo o mundo na cidade italiana de Assis

As soluções de educação digital do ProFuturo estão em expansão na América Latina e chegam ao Brasil em 2017, além de continuar a crescer também na África Susbsariana e na Ásia
A cidade italiana de Assis comemora o 30º aniversário do primeiro Encontro Internacional e Inter-Religioso pela Paz e reunirá os principais líderes religiosos do mundo sob o tema: “Sede de Paz: religiões e culturas em diálogo”
É a primeira vez que o encontro recebe uma apresentação da iniciativa privada aberta a novos parceiros

Madri, 16 de setembro de 2016 – ProFuturo, projeto que promove a educação digital de crianças e jovens carentes, já contribuiu com a escolarização de mais de dois milhões de crianças na América Latina e África. Realizado pela Fundação Telefónica e Fundação Bancária La Caixa da Espanha, o projeto tem apoio direto dos presidentes das fundações, César Alierta e Isidro Fainè.

Os resultados do ProFuturo e o compromisso de continuar a trabalhar para beneficiar dez milhões de crianças nos próximos cinco anos serão apresentados globalmente neste fim de semana durante o 30º aniversário do Encontro Internacional e Inter-Religioso pela Paz, cujo tema é “Sede de paz: religiões e culturas em diálogo”, que reunirá três mil pessoas na cidade de Assis, na Itália.

O encontro, que terá a participação de 400 líderes religiosos de todo o mundo e de todas as religiões, comemora o 30º aniversário da histórica Jornada de Oração pela Paz realizada em 27 de outubro de 1986, com apoio do Papa João Paulo II. Além da comitiva de mais de três mil pessoas, a previsão é que passem por Assis cerca de 12 mil peregrinos nos próximos dias.

Diante de uma plateia de líderes e representantes de Igrejas cristãs e comunidades eclesiásticas, de diversas religiões, serão discutidos temas como questões de paz, desigualdades sociais e desafios enfrentados pela sociedade atual. A educação será mostrada como tema-chave pelo presidente da Fundação Telefónica, César Alierta, que terá a oportunidade de tornar conhecido os objetivos e desafios do ProFuturo, universalizando assim o projeto na presença da maior congregação religiosa do mundo.  É a primeira vez que uma ação privada é apresentada em um Fórum dessa natureza.

Por meio da tecnologia e inovação, o ProFuturo representa a continuação do compromisso histórico da Telefónica e da La Caixa com a educação. Seu objetivo é promover a igualdade de oportunidades por meio da educação equitativa de qualidade utilizando ferramentas digitais com implantação local. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o número de crianças no mundo que estão fora da escola já supera 50 milhões.

ProFuturo amplia o impacto alcançado pelo Promenino e está levando suas soluções digitais para o solo latino-americano, incluindo o Brasil, bem como outros países da África e Ásia. Em 2015, especificamente na província de Luena, em Angola, o ProFuturo foi implementado em modelo piloto em nove escolas, beneficiando 60 professores, 2.700 crianças e adultos em alfabetização.

Para cada implantação, ProFuturo tem alcançado acordos de cooperação internacional relevantes que envolvem parcerias de ordem privada, pública e do terceiro setor, com a possibilidade de ampliação no número de parceiros.

ProFuturo é um modelo comprovadamente bem sucedido ao lado de outras iniciativas como o Promenino e Aulas Fundación Telefónica, projeto  de formação de professores levado para os países da América Latina onde a companhia está presente.  Cerca de 30 mil professores já foram formados beneficiando 610 mil crianças em  mais de mil escolas.

Além de sua apresentação na abertura, César Alierta fará parte de uma mesa redonda no segundo dia do evento, intitulada “Economia e Desigualdade”, acompanhado de representantes da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) e integrantes da Pontificia Academia de Ciencias Sociales e de diferentes think tanks internacionais.

Telefônica Vivo

Tel. (11) 3430-7020