Parceria com o Governo do Estado leva plataforma digital de busca de conteúdos educacionais a 42 mil docentes e quase 890 mil alunos de 3.427 escolas de todas as redes
Alagoas, 6 de junho de 2016 – A Escola Digital, plataforma de busca com milhares de conteúdos pedagógicos digitais, fechou parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Alagoas para o lançamento da “Escola Web”, versão customizada da Escola Digital. A plataforma alagoana será lançada nesta segunda-feira, 6 de junho, às 14h, no Salão Aquatune, no Palácio República dos Palmares, no centro de Maceió (AL). Voltada a gestores, professores, alunos e seus familiares, a ferramenta de conteúdo atende às atuais necessidades deste público no dia a dia, inovando e dinamizando o ensino dentro e fora da sala de aula. O evento contará com as presenças do governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, e do vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa.
Desenvolvido para agilizar e tornar mais confiável a busca por conteúdos pedagógicos, o novo ambiente virtual reúne em um só espaço animações, jogos, simuladores, aplicativos, entre outros tipos de recursos digitais, que podem ser utilizados gratuitamente. A plataforma beneficiará 42 mil professores e quase 890 mil alunos de 3.427 escolas, das redes estadual, municipais, federal e privada.
Criada em 2013 pelo Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, a Escola Digital cobre todas as disciplinas da educação básica, com recursos selecionados pela TIC Educa – empresa especializada em pesquisar e desenvolver soluções para aulas interativas inovadoras, utilizando os mais modernos recursos tecnológicos para garantir alta qualidade pedagógica e que está responsável pela curadoria do projeto Escola Digital.
Tecnologia como aliada
Além de parceira no aprendizado, a tecnologia funciona como um instrumento importante de promoção de igualdade de oportunidades. Nesse contexto, facilita o acesso de educadores, escolas e redes de ensino a materiais educativos de base tecnológica inovadora para enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas, apoiar alunos que querem aprofundar os estudos e familiares interessados em acompanhar a educação dos filhos.
Segundo a gerente de Projetos do Instituto Natura, Maria Slemenson, a parceria com a secretaria estadual de Educação de Alagoas está alinhada à estratégia de disseminar um recurso fundamental capaz de transformar a educação do Brasil. “A Escola Digital tem o importante papel de possibilitar o acesso a conteúdos multimídia e ampliar as fontes de pesquisa de qualidade. Além disso, traz o aprendizado com linguagem adequada ao perfil de cada um e permite o avanço dos estudos em ritmos diferentes”, afirma Slemenson.
Para a secretária executiva da Educação, Laura Souza, a plataforma trará importantes recursos para enriquecer ainda mais o processo de ensino e aprendizagem. “Trata-se de uma ferramenta útil para introduzir as tecnologias em sala de aula. Os objetos digitais disponíveis serão articulados ao nosso referencial curricular e, dessa forma, os professores terão uma grande plataforma ao seu dispor”, ressaltou Laura.
Na opinião da gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, Mila Gonçalves, a tecnologia e o conhecimento são importantes instrumentos de transformação. “Mais do que isso: são pontes para o desenvolvimento pessoal e social exatamente como funciona a Escola Digital ao compartilhar informações e qualificar o ensino e a aprendizagem por meio de novas tecnologias”, destaca.
Segundo a diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, a Escola Digital pode ser uma grande aliada de professores e alunos porque dá acesso a materiais educativos de qualidade que estimulam a personalização, permitindo que cada estudante encontre a própria forma de aprender. “Essa iniciativa abre uma porta qualificada para a transformação na educação no Brasil, pois os jovens estão cada vez mais conectados e mapeando os seus conteúdos favoritos de forma autônoma. A plataforma facilita esse processo”, salienta.
Solenidade de assinatura da parceria para convidados

Data do evento: 06 de junho, às 14hs

LOCAL: Salão Aquatune, no Palácio República dos Palmares – Centro – Maceió.

Endereço do site: escolaweb.educacao.al.gov.br

Sobre a Escola Digital
Inteiramente gratuita, a Escola Digital é acessada por redes estaduais, municipais, escolas públicas e privadas de todos as regiões do Brasil, desde 2013. Iniciativa do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, é uma plataforma de busca que coloca a tecnologia como aliada do aprendizado e da igualdade de oportunidades na educação.
Beneficia os educadores ao facilitar o acesso de escolas e redes de ensino a materiais educativos capazes de enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Os alunos ganham ao ter acesso à ferramenta porque conseguem aprofundar seus estudos e compartilhar com familiares ou responsáveis o progresso da sua educação.
São mais de doze mil conteúdos pedagógicos digitais, com indicações de vídeos, games, animações, videoaulas, infográficos e mapas categorizados por disciplina, série, tema, tipo de mídia e idioma. O portal oferece também informações sobre o nível de acessibilidade para pessoas com deficiência, tipo de licença de uso e se possuem versão off-line. Além disso, indica recursos digitais que podem ajudar na criação de novos objetos de aprendizagem; trabalhos com temas transversais; e realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas. O TIC Educa  é  responsável pela curadoria do conteúdo.
Em 2015, plataforma ganhou novas funcionalidades, como a personalização da identidade visual e dos conteúdos, que cobrem todos os temas curriculares da educação básica. A plataforma mãe www.escoladigital.org.br possibilita ampla customização.
A Escola Digital já está em uso de forma customizada em 18 secretarias de educação estaduais e municipais. Os estados participantes são: São Paulo, Paraná, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Espírito Santo, Sergipe e, agora, Amazonas; além dos municípios: Fortaleza (CE), Salvador (BA), Caçapava (SP), Mogi Mirim (SP), Potim (SP), Jacareí (SP), Gramado (RS) e Salto (SP). Em São Paulo, a plataforma ganhou a versão Aventuras Currículo+, voltada para a recuperação da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.
Escola Digital, a educação do futuro é o nosso presente.

Telefônica Vivo

Tel. (11) 3430-7020