Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Plataforma Visões de Futuro +15 – construída por meio de Big Data – reúne centenas de iniciativas ao redor do mundo – de Consciência e Bem Estar à Inovação Educativa – capazes de transformar a maneira como a sociedade está organizada
São Paulo, 12 de setembro de 2016 – A Fundação Telefônica Vivo acaba de lançar estudo que aponta ações e iniciativas que tendem a modificar, já nos próximos 15 anos, os atuais modelos de atuação e comportamento dos indivíduos, empresas e instituições. O estudo nasceu a partir do mapeamento de iniciativas em fase inicial ou já implementadas, relacionadas a cinco grandes temas: sociedade, tecnologia, economia, meio ambiente e política.
Os resultados indicam, por exemplo, que em breve a maior parte das profissões tradicionais poderá ser extinta, apontando situações em que as pessoas terão múltiplas carreiras, atuarão de forma colaborativa para gerar renda e estarão identificadas com uma pluralidade de gêneros.           O estudo vai além e apresenta iniciativas externas no combate a escassez de recursos e ampliação do tempo de vida saudável. Tudo isso com base em inovação tecnológica: neurociência, realidade virtual, robótica, hiperconexão etc.
“Muitas empresas estão dispostas a contribuir com a transformação social,  mas têm pouca visibilidade sobre o que ocorrerá nos próximos anos e como atuar com relevância. A partir das informações do estudo, poderemos contribuir com o desenvolvimento de ações mais assertivas e conectadas com o que está por vir”, afirma o diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, Américo Mattar.
O levantamento também envolve ampla pesquisa nas redes sociais – Twitter, Medium e Instagram –, análise de relatórios setoriais, pesquisas de inovação, entrevistas com especialistas, e mais de 35 workshops no Brasil, América Latina e Europa que resultaram no refinamento do conteúdo, agora aberto ao público – disponível online: www.fundacaotelefonica.org.br/visoesdefuturo.
O plano da Fundação é realizar novas varreduras trimestrais na web para atualizar o conteúdo do portal, confirmando tendências já mapeadas, adicionando ou eliminando outras.
Atualização permanente
Na versão atual – a primeira edição foi lançada em 2014 – além de apresentar o resultado do levantamento atualizado nos últimos meses, o portal ganhou uma ferramenta colaborativa. Os visitantes, agora, podem indicar iniciativas e cadastrá-las, bem como contribuir com reflexões sobre cada uma delas. A equipe responsável – formada por dez profissionais entre economistas, administradores e futurólogos –, avaliará os casos para adicioná-los a uma categoria já definida ou estabelecer uma nova. Além de fundações e institutos, o conteúdo é útil para empresas de todos os segmentos, para gestores públicos, para estudantes e pesquisadores.
As 15 tendências avaliadas e disponíveis no portal são: 1.Consciência e Bem Estar; 2.Ativismo e Representação Política; 3.Cidades Inteligentes e Compartilhadas; 4.Deslocamento Econômico; 5.Diversidade e Inclusão; 6.Economia de Baixo Impacto Ambiental; 7.Fronteiras Regulatórias e Legais; 8.Hiperconexão e Vida Digital; 9.Inovação Educativa; 10.Movimento de Impacto Social; 11.Reconfiguração do Trabalho; 12.Reinvenção da Saúde; 13.Revolução Peer 2 Peer (pessoa a pessoa); 14.Tecnologias Emergentes Exponenciais; e 15.Transição Demográfica. Na sessão “Explore”, o usuário consegue enxergar a evolução de cada tema desde 2010 até agora.
Sobre a Fundação Telefônica Vivo
A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com atuação no Brasil desde 1999, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.

Nossos canais:
Web: www.fundacaotelefonica.org.br
Email: fundacao.br@telefonica.com
Facebook: /fundacaotelefonica
Youtube: /fundacaotelefonica
Instagram: @ft_brasil
Twitter: @ft_brasil

Telefônica Vivo
Assessoria de Imprensa
Tel. (11) 3430-7020

Fundação Telefônica Vivo aponta 15 tendências que podem influenciar na tomada de decisão de pessoas e empresas
Fundação Telefônica Vivo aponta 15 tendências que podem influenciar na tomada de decisão de pessoas e empresas