Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O Governo do Estado de Sergipe homenageia com a outorga da medalha do Mérito Aperipê, no grau de Grande Oficial, a Fundação Telefônica Vivo e outras seis entidades parceiras do Governo do Estado de Sergipe em projetos que contribuem com a melhora da educação. A entrega da Comenda “Ordem do Mérito Aperipê” acontecerá no dia 21 de fevereiro, às 9h, no Palácio Museu Olímpio Campos / Pça. Fausto Cardoso, s/n. Além da Fundação Telefônica Vivo, receberão a homenagem: Instituto Sonho Grande, Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), Itaú BBA, Instituto Natura, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Fundação Lemann.

A Ordem do Mérito Aperipê foi instituída pelo Decreto nº 2.377 de 02/09/1972 e disciplinada pelo Decreto Estadual n.º 2.765, de 01/03/1974. É a mais alta condecoração conferida pelo Governo do Estado e destina-se a distinguir personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços ao Estado de Sergipe e ao Brasil.

O Governo do Estado de Sergipe ao criar a Ordem do Mérito Aperipê buscou homenagear o Cacique Aperipê, líder indígena que preferiu viver livre e soberano entre os seus pares a ter que se curvar ao domínio da Coroa Portuguesa, materializando o símbolo do espírito libertário do povo sergipano.

Os agraciados

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO – desenvolve projetos que incentivam práticas pedagógicas inovadoras, facilitando o acesso ao conhecimento e qualificando a aprendizagem de crianças e jovens.

O Projeto Escolas Conectadas é uma das iniciativas da Fundação e busca auxiliar os professores e gestores no aprimoramento de seus conhecimentos e métodos de forma gratuita, com certificação emitida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O projeto contribui na formação continuada dos educadores, oferecendo cursos online gratuitos, com conteúdos inovadores que apoiam a pratica pedagógica.

A Fundação Telefônica Vivo estabeleceu parceria com o Governo do Estado de Sergipe e prefeituras para melhorar a qualidade do ensino público, contribuindo para a igualdade de oportunidades de crianças e adolescentes por meio da inovação educativa. Mais de 18.500 alunos e 1.541 educadores sergipanos estão sendo beneficiados pelas ações do Projeto, que, este ano, irá entregar às 321 escolas públicas sergipanas, que aderiram ao Projeto Aula Digital em 2017, uma maleta contendo 34 tablets, um laptop, um projetor e um modem.

O Projeto Aula Digital contempla ainda a oferta de conteúdos pedagógicos digitais de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Tecnologia e Cidadania. O projeto prevê também visitas regulares de formadores às escolas para acompanhamento do processo de aprendizagem.

INSTITUTO SONHO GRANDE – é uma instituição que atua na melhora do ensino público brasileiro, estabelecendo parcerias com outras ONGs e fundações ligadas à educação. O Instituto busca novas oportunidades de melhora na educação por meio de pesquisas e estudos e impactar a educação básica nos próximos 15 anos em todo Brasil.

A instituição tem colaborado com o estado de Sergipe no sentido de ajudar no financiamento da assistência e cooperação técnica para a oferta do ensino médio em tempo integral nas escolas, aperfeiçoando cada vez mais a qualidade do ensino público oferecido pelo governo sergipano.

INSTITUTO DE PESQUISAS EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (IPTI) – é uma instituição de ciência, tecnologia e inovação, privada, com fins não econômicos, fundada em 2003, em São Paulo (SP), com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras integrando tecnologia e processos humanos, tendo como áreas prioritárias a educação, saúde pública e economias criativas.

O IPTI em parceria com o governo do Estado de Sergipe vem desenvolvendo o projeto “Somos”, que busca aperfeiçoar a qualidade do ensino fundamental, principalmente nos anos iniciais, em quatorze municípios sergipanos, são eles: Amparo do São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Neópolis, Pacatuba, Propriá, Santa Luzia do Itanhi, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha.

O Projeto atende 129 escolas estaduais e municipais e está capacitando 338 professores e atendendo a 6.399 estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. No âmbito do Projeto, as escolas receberam 855 tablets, que são empregados nas atividades do programa. Além dos alunos que beneficiados diretamente, outros 35.156 estão alunos cadastrados para receber as ações do programa.

ITAÚ BBA – tem contribuído com a política de educação do Governo do Estado de Sergipe oferecendo consultores especialistas em educação totalmente sem ônus para o Estado de Sergipe. Os consultores estão ajudando o estado e os municípios na discussão para encontrar as melhores formas para implantar as reformas preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC.

INSTITUTO NATURA – busca impactar através do compromisso permanente no alcance de resultados de alto impacto no desenvolvimento do indivíduo e construção de um mundo melhor a partir da educação.

O Instituto Natura contribui para o fortalecimento das pessoas e organizações que participam da educação e atua para que, juntos, somem forças e possam emergir uma grande comunidade colaborativa, capaz de promover processos e ambientes de aprendizagem mais eficazes e transformadores.

O Instituto Natura é parceiro da política educacional do Governo do Estado de Sergipe com ações que colaboram no financiamento da formação e capacitação nos programas de avaliação dos resultados do Ensino Médio em Tempo Integral.

INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO-ICE – é uma entidade criada em 2003 por um grupo de empresários motivados a conceber um novo modelo de escola e resgatar o padrão de excelência do tradicional Ginásio Pernambucano, no Recife.

O ICE é uma organização de referência na concepção, produção e irradiação de conhecimentos, tecnologias e práticas educacionais, com vistas à qualificação do ensino básico público e gratuito.

O ICE é o principal parceiro, na cooperação técnica, do Governo do Estado de Sergipe e da SEED na implantação do ensino médio em tempo integral que já funciona em 17 escolas e, a partir de 2018 funcionará em 42. O ICE faz a capacitação de professores e gestores envolvidos no programa e coordena junto com a SEED os programas de acompanhamento e avaliação dos resultados do ensino médio em tempo integral.

FUNDAÇÃO LEMANN – desenvolve e apoia projetos inovadores em educação, realiza pesquisas para embasar políticas públicas no setor e oferece formação para profissionais da educação.

A instituição busca parcerias com as secretarias de educação visando garantir a aprendizagem de todos os alunos através de programas. As iniciativas baseiam-se em experiências nacionais e internacionais bem-sucedidas, como também no conhecimento que a equipe acumulou em interações em escolas públicas e secretarias de educação do país.

A Fundação disponibiliza cursos para educadores. Um deles, o Gestão de Sala de Aula, foi avaliado pelo Banco Mundial, que verificou mudanças significativas nas práticas das escolas participantes.

A Fundação Lemann tem mantido parceria com a SEED desde 2015, objetivando melhorar a qualidade do ensino fundamental oferecido pelas escolas estaduais, e contribuído para os avanços do programa de intensificação da aprendizagem, através de consultores técnicos, postos à disposição da Secretaria. Além disso, também tem sido uma parceria importante na discussão do processo de implantação das reformas preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC.

 

Mais informações:
Fundação Telefônica Vivo

Web: fundacaotelefonica.org.br

Email: fundacao.br@telefonica.com

Facebook: /fundacaotelefonica

Youtube: /fundacaotelefonica

Instagram: @ft_brasil

Twitter: @ft_brasil

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@telefonica.com

Tel. 11 3430-7020

Fundação Telefônica Vivo recebe Comenda “Ordem do Mérito Aperipê” em Sergipe
Fundação Telefônica Vivo recebe Comenda “Ordem do Mérito Aperipê” em Sergipe