A Fundação Telefônica Vivo promove hoje o Dia dos Voluntários Telefônica (DVT), com mais de 5 mil colaboradores mobilizados em atividades voluntárias em 47 ONGs de 40 cidades.

Em seu 11º ano consecutivo, esta é a principal iniciativa do programa de voluntariado da empresa e uma das maiores do país, com cerca de 40 mil pessoas beneficiadas este ano. O Dia dos Voluntários acontece simultaneamente em 32 países onde há equipes do Grupo Telefónica. “A atuação voluntária gera engajamento dos colaboradores, aproxima a empresa das comunidades e ainda evidencia um propósito maior de fazer a diferença na vida de quem precisa”, explica Americo Mattar, Diretor Presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Em São Paulo, as atividades acontecem em oito instituições: Associação Benção de Paz, Associação Solidariedade e Esperança, Capivari Monos, EMEF Carlos de Andrade Rizzini, Liga Solidária, Movimento Comunitário do Jardim São Joaquim, Nosso Lar, 100% animais e Cãopanheiras. Para isso, 2.800 colaboradores estarão envolvidos com os trabalhos de pintura, recreação com crianças e idosos, reforma, construção de mobiliários, jardinagem, adoção responsável de animais, entre outros.

Para as pessoas que preferem meios digitais de mobilização, a empresa promove o Game do Bem, uma plataforma de atividades de voluntariado online e offline, que permite envolvimento de colaboradores e familiares. Trata-se de um jogo interativo, com missões socioambientais baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As tarefas vão desde compartilhar uma causa nas redes sociais até adotar um animal de estimação. Cada atividade gera uma pontuação para o participante, registrada na plataforma que destaca os melhores colocados.

O Game do Bem também permite ações com um canal criado na plataforma gratuita de crowdfunding, que arrecada doações a partir de R$10 para projetos específicos das ONGs atendidas pelo programa de voluntariado da empresa. Criado em parceria com a juntos.com.vc, o site não exige o pagamento de percentual de arrecadação, e o dinheiro é revertido integralmente para a ONG. Com esta experiência, as ONGs também são capacitadas em novas fontes de mobilização de recursos.

No total, serão beneficiadas 14 instituições pela plataforma em dez estados do país. De acordo com Irma Elci Zerma, fundadora e presidente da Associação Solidários Amigos de Betânia (ASAB), do Rio de Janeiro, e uma das instituições beneficiadas com a plataforma, “além da questão financeira, a plataforma é fundamental para divulgar o trabalho da nossa instituição e conferir credibilidade porque mostra o destino do dinheiro arrecadado e presta contas do resultado”.

Telefônica Vivo

Tel. (11) 3430-7020