Valkiria de camisa verde e azul, sentada à mesa, sorri para a câmera

Valkiria Froes

Os caminhos da tecnologia e da professora de Viamão (RS) se cruzaram há mais de uma década e seguem juntos por escolas mais inovadoras

Destinos cruzados

Valkiria de camisa verde e azul, sentada à mesa, sorri para a câmera

Nome: Valkiria Maria de Azevedo Froes | Secretaria: Secretaria Municipal de Educação de Viamão | Projeto: Escolas Conectadas

Valkiria trabalhou por anos em bancos. Depois de 12 anos em uma instituição financeira, começou a sentir que algo precisava mudar. Seu desejo era de se tornar professora. Uma vontade que ficou adormecida dentro dela, já que Valkiria se formou no magistério em 1979.

Ela decidiu então, no início dos anos 2000, prestar concurso e foi aprovada como professora em Viamão (RS). Mudou-se da agitada Porto Alegre, capital do Estado, para uma cidade mais tranquila na zona rural.

Em 2013, Valkiria trabalhava na EMEF Zeferino Lopes de Castro quando a escola passou a fazer parte do projeto Inova Escola, com o apoio da Fundação Telefônica Vivo. O objetivo da iniciativa, iniciada em 2012 por meio de uma parceria com a Prefeitura, é desenvolver nos alunos competências do século XXI como colaboração e criatividade, trabalhando com projetos de robótica, programação, entre outras modalidades.

“A verdade é que ninguém aguenta mais a educação nos moldes atuais. Nós sabíamos que havia necessidade de mudança e nós nos jogamos de cabeça. Inovar não tem caminho certo”, lembra-se. A primeira foi mudar o período da escola para integral. Em seguida, ficou definido que os alunos não teriam mais aulas pré-estabelecidas: passariam a trabalhar por projetos. “Descobrimos que isso tinha nome: eram os projetos de aprendizagem em que os estudantes faziam suas escolhas conforme seus temas de interesse”.

A professora lembra com carinho de jovens que também foram impactados por todo este processo e são personagens aqui da Inovação Educativa. É o caso da Heloísa, do Leonardo e do Victor, que aprenderam a se comunicar melhor, a pensar no futuro, sonhar, realizar projetos e deixaram marcas na escola e em suas vidas.

No caminho da inovação

Hoje Valkiria trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Viamão como uma das assessoras do projeto Inova Escola para aplicação de novas metodologias em 12 escolas da rede. Além disso, a educadora participou dos cursos da plataforma Escolas Conectadas, outro projeto da Fundação Telefônica Vivo que disponibiliza gratuitamente conteúdos e metodologias online, o que a auxiliou nesse processo. “Todos eles nos ajudaram a lidar com os alunos, afinal tudo o que aprendia eu levava para a vida escolar”.

A troca de informação e o envolvimento com as pessoas sempre atraíram Valkiria nos cursos da plataforma. E ela se reconhecia fazendo parte de algo maior ao interagir com pessoas com os mesmos pensamentos e objetivos. “O mais importante ainda foi o fato de que em Viamão eu estava falando com gente da Paraíba, de outros lugares”, complementa a educadora.

Toda esta interação fez com que ela se sentisse cada vez mais capacitada para inovar. “Às vezes você acha que não tem ideias, mas na troca com outros professores vão surgindo mil coisas”.

Valkiria sente muito orgulho de sua trajetória. Em 2013 mal sabia ligar o computador e hoje leva tecnologia e inovação para seu município e deseja atingir todas as 62 escolas da rede. “E pensar que isso tudo começou com a chegada de dois notebooks na escola. Uma semente que foi plantada e quando se vê contagia um, contagia outro”.

Na plataforma Escolas Conectadas são oferecidos cursos gratuitos com conteúdos e metodologias inovadoras de ensino, além de cultura digital e de uso da tecnologia nas atividades em sala de aula.

Em breve você conhecerá outras histórias. Aguarde!

Conheça outras histórias

Entre projetos e sonhos

Nome: Heloísa da Costa Granosik | Escola: EMEF Zeferino Lopes de Castro | Projeto: Inova Escola Com os olhos brilhando de alegria e com bastante entusiasmo, Heloísa conta sobre sua […]