Professor está sentado em frente à lousa diante de sala cheia de alunos

Jailson Gomes

Cursos da plataforma Escolas Conectadas ajudam professor de inglês e espanhol a reinventar sua prática pedagógica e ampliar as possibilidades de seus alunos

Educação: uma viagem enriquecedora

Professor está sentado em frente à lousa diante de sala cheia de alunos

Nome: Jailson Gomes | Escola: Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha | Projeto: Escolas Conectadas

O goiano Jailson Gomes, de 43 anos, acredita que conhecer novos idiomas dá acesso a outras formas de conceber e entender o mundo. E é em Pires do Rio (GO), município com 40 mil habitantes, que ele procura fazer justamente isso: ser o responsável por ampliar os horizontes de seus alunos, atuando como professor de inglês e espanhol para o Ensino Médio do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha e para alunos do Fundamental 2 no Colégio Dinâmico.

“Conhecer a gastronomia, a história do outro país, o modo de organizar a vida em ambientes diversos amplia, de forma natural, nosso leque de possibilidades de ação. É muito enriquecedor”, conta Jailson sobre a importância de aprender sobre outros países e culturas. O professor, que sempre estudou em escola pública, está na sala de aula desde os 16 anos, quando começou a substituir profissionais dos anos iniciais do Ensino Fundamental, enquanto ainda cursava o Magistério. Em seguida fez o curso de graduação em Letras e duas especializações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Ele soube aproveitar bem oportunidades que órgãos e instituições oferecem para professores. Sua extensa formação profissional inclui ainda intercâmbios nos Estados Unidos, cursos de aprimoramento em países como Canadá, Espanha, Argentina e Chile e ainda mestrado e doutorado. Por estar sempre em busca de novos conhecimentos, Jailson se interessou imediatamente pelos cursos da plataforma Escolas Conectadas, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo.

Dois deles chamaram especialmente sua atenção: ‘Produção textual na cultura digital’ e ‘Produção colaborativa de conhecimentos: redes para multiplicar e aprender’. Realizados em 2016, eles permitiram ao professor enxergar possibilidades pedagógicas no uso de ferramentas digitais ao acompanhar as mudanças que estão ocorrendo nos modos de comunicação atuais.

Ampliando o conhecimento

Ao ensinar novos idiomas, Jailson procura transmitir aos seus alunos a possibilidade de aprender um outro modo de pensar e agir e ir além das estruturas gramaticais: “Aprendemos que nosso modo de ser, que é mediado pela nossa cultura, não é o certo, não é o único, é apenas um dentre várias outras perspectivas de comportamento, de ser e viver”, ressalta.

Após ter feito os cursos, o professor comenta a importância da plataforma: “Os tutores nos orientam com o intuito de melhorar os níveis de aprendizado nesse nosso país tão carente de políticas educacionais eficientes”. Ele completa com outro aspecto que lhe chamou a atenção: ”Percebo que há um cuidado especial que busca aperfeiçoar as relações humanas entre a escola e a comunidade, alunos e professores”.

Para o educador, todo aprendizado pode e deve ser compartilhado. “Espero que todos os que já tiveram oportunidade de participar de cursos na plataforma chamem outros a fazerem parte dessa comunidade de aprendizagem”, diz.

Na plataforma Escolas Conectadas são oferecidos cursos gratuitos com conteúdos e metodologias inovadoras de ensino, além de cultura digital e de uso da tecnologia nas atividades em sala de aula.

Em breve você conhecerá outras histórias. Aguarde!

Conheça outras histórias

Entre projetos e sonhos

Nome: Heloísa da Costa Granosik | Escola: EMEF Zeferino Lopes de Castro | Projeto: Inova Escola Com os olhos brilhando de alegria e com bastante entusiasmo, Heloísa conta sobre sua […]

Saiba mais