Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Aprender Libras com cursos gratuitos online e conhecer mais sobre uma educação inclusiva e plural pode ser mais fácil do que parece

como aprender libras

Aprender Libras pode ser mais fácil do que você imagina.

Você sabia que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a segunda língua oficial do Brasil? Em 2002, o Estado brasileiro sancionou a Lei nº 10.436, que marca o reconhecimento da língua e o início da conquista dos direitos da população com deficiência auditiva.

Segundo dados do IBGE, quase dez milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência auditiva e precisam aprender Libras para se comunicar. Embora a perda da audição fique mais comum com o avançar da idade, cerca de 1 milhão de crianças e jovens de até 19 anos integram esse grupo.

Os números apontam uma dura realidade para a comunidade surda. De acordo com a Federação Mundial dos Surdos WFD, na sigla em inglês), 80% das pessoas com deficiência auditiva no mundo têm baixa escolaridade e problemas para alfabetização. Por isso, aprender Libras torna a educação inclusiva. No Brasil não é diferente. É só pensar em quantos espaços da nossa vida cotidiana valem-se da tradução em Libras para viabilizar a acessibilidade e a inclusão.

Você sabia que…

A língua de sinais não é universal? Cada comunidade tem o seu idioma e, mais do que isso, cada território agrega regionalismos à língua, como acontece com as línguas faladas. No caso do Brasil, a Libras deriva da Língua de Sinais Francesa (LSF), que chegou aqui no século XIX. Com o tempo, os sinais já utilizados pelos brasileiros foram sendo incorporados na língua.

Curso de Libras gratuito

 

Aprender Libras é uma forma de estreitar conexões com as pessoas e trabalhar por uma educação mais inclusiva e plural. Se você tem vontade de aprender a língua ou precisa praticar o que já sabe, não há melhor momento: setembro é considerado o Mês da Visibilidade da Comunidade Surda Brasileira e dia 23 de setembro foi determinado pela ONU como o Dia Internacional das Línguas de Sinais. Há diversos cursos online e ensinam como aprender Libras.

A seguir você confere algumas plataformas que ensinam Libras de maneira fácil, online e totalmente gratuita (algumas garantem até certificação). Confira!

Universidade das Libras

A plataforma online voltada para o aprendizado em Libras oferece um curso básico com os 99 sinais mais utilizados, além de uma série de materiais complementares que vão ajudar a aperfeiçoar o contato com a língua. Há também cursos mais especializados, como escrita e gramática em Libras.

USP e-Aulas

A plataforma de cursos de apoio da Universidade de São Paulo (USP) oferece um curso gratuito para introdução à língua e à cultura da comunidade surda. Dividido em 10 videoaulas teóricas e 10 videoaulas práticas, o curso propõe um direcionamento para o primeiro contato com Libras.

UNIEDUCAR

O curso EaD de Letramento em Libras é voltado para profissionais de área de Educação. Abrange temas relacionados à Comunicação Visual e à Semiótica da língua. A modalidade gratuita já oferece certificação, mas é possível comprar módulos de aperfeiçoamento.

Ensino digital

O portal de capacitação online trabalha com metodologia própria de atualização e capacitação profissional em modalidade EaD, orientada pela Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Alguns cursos livres são gratuitos. Entre os pagos estão os de capacitação em tradução e interpretação de Libras no contexto educacional e Ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos.

Aplicativo Hand Talk

Para quem gosta de aprender brincando o aplicativo Hand Talk é ótima opção. Além dos sinais apresentados pelo simpático intérprete virtual Hugo, o app também conta com tradutor de voz e texto para aprender Libras de um jeito fácil, um aliado para estreitar a comunicação entre ouvintes e pessoas com deficiência auditiva. O app já conta com mais de dois milhões de download e recentemente ganhou um prêmio internacional do Google. Disponível para Android, iOS e PC.

Aplicativo Librazuka

O Librazuka é outra forma lúdica de ter contato e aprender Libras no celular. O app traz módulos teóricos, com alfabeto, números e gramática, além de jogos para fixar o conteúdo e dicionários. Com tecnologia de realidade aumentada, o usuário aponta a câmera do celular para uma imagem e uma animação 3D demonstra o sinal correspondente à figura. Disponível para Android e iOS.

Para treinar a língua de sinais

Quem já está familiarizado com a Libras pode conferir duas iniciativas que ajudam a aperfeiçoar o aprendizado. A primeira são as histórias da literatura infantil do canal do Youtube Mãos Aventureiras, criado pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carolina Hessel.

A segunda dica é o perfil de Anne Magalhães, no Instagram, que interpreta na língua brasileira de sinais músicas e poemas famosos. São boas dicas para não apenas aprender Libras, como interagir com a língua.

6 plataformas para aprender Libras online e de graça
6 plataformas para aprender Libras online e de graça