Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Ainda que o Brasil seja o detentor de 11,6% da água doce superficial do mundo, este recurso pode se esgotar em pouco tempo se não houver conscientização.

O Dia Mundial da Água é um lembrete sobre o bem mais precioso do nosso planeta

 

Se você é do tipo que escova os dentes ou lava a louça com a torneira aberta, ou ainda gosta de lavar o carro ou a calçada de casa com mangueira, é melhor rever seus conceitos. Somente no século XX a população mundial cresceu 300% e o consumo de água aumentou em 600%. Enquanto isso, a quantidade de água existente no planeta não aumenta, pelo contrário. A interferência humana altera constantemente o ciclo da água e deixa este bem cada vez mais escasso para o consumo.
Hoje em dia, 20% da população do mundo não possui água potável para viver (mais de 1 bilhão de pessoas) e 2,5 bilhões de habitantes carecem de um meio seguro para descartar seus dejetos humanos. Como resultado da água contaminada e falta de banheiro é que 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo, principalmente crianças com menos de 5 anos.
Enquanto um canadense consome em média 600 litros de água por dia, um habitante de países como a Etiópia vive com menos de 9 litros de água, uma diferença absurda.  No Brasil, o consumo é menor – em média 187 litros diários por pessoa – mas ainda vai além da média determinada pela Organização Mundial da Saúde, de até 50 litros diários.
Ainda que o Brasil seja o detentor de 11,6% da água doce superficial do mundo, este recurso pode se esgotar em pouco tempo se não houver uma conscientização de todos para economizar e preservar, já que a poluição e o desperdício reduzem a água disponível em nosso país.
Uso consciente – todos somos responsáveis
Banheiro – reduza o tempo do banho (média 8 minutos), feche a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba, instale vasos sanitários com caixa acoplada para descarga, conserte vazamentos.
Cozinha e jardins – feche a torneira enquanto ensaboa a louça; evite o uso de mangueiras, dando preferência para balde; reaproveite a água utilizada na máquina de lavar roupa – e use a lavadora apenas quando tiver roupa suficiente para enchê-la completamente.
Lavagem de carros e calçadas – evite o uso de mangueiras. Na rua, varra e recolha a sujeira antes de jogar água.
Não polua rios e lagos. Sabe aquele papelzinho de bala que você jogou no chão? Imagine milhares deles boiando sobre o rio de onde sai a água para o seu consumo… Faça a sua parte!
 
Por Lucy De Miguel  |  Vetor Comunicação

Água: um bem que deve ser preservado por todos
Água: um bem que deve ser preservado por todos