Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Conheça o app criado por professores para orientar jovens na busca por uma carreira

Conheça o ProfissApp criado por professores para orientar jovens na busca por uma carreira

Conheça o app criado por professores para orientar jovens na busca por uma carreira

Preocupados em ajudar seus alunos do Ensino Médio, professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro criaram um aplicativo para orientar estudantes na escolha de uma carreira profissional.

Batizado de ProfissApp, a ferramenta auxilia jovens com informações e tira dúvidas sobre profissões, processos seletivos, cursos técnicos e universitários, jogos vocacionais, além de  ter um mapa com a localização das faculdades. A ideia é usá-la em sala de aula ainda neste ano letivo.

ProfissApp auxilia jovens com informações e tira dúvidas sobre profissões, processos seletivos, cursos técnicos e universitários, jogos vocacionais, além de ter um mapa com a localização das faculdades.
O aplicativo está disponível para download gratuito nas versões iOS e Android.

“Eu tinha um conhecimento muito básico de tecnologia e nunca imaginei que pudesse criar um aplicativo para ajudar meus alunos”.
Suiá Cavalcanti

“Os professores se incomodavam com o fato de muitos alunos não terem perspectivas profissionais ou não saberem por onde começar na busca por uma carreira”, diz a docente Suiá Cavalcanti, que leciona Português e Literatura. “Então, pensamos em uma ferramenta de fácil acesso que pudesse ajudá-los na busca pelas informações e para mostrar que existem diversos caminhos possíveis, alinhados aos interesses de cada um.”

O projeto de Suiá e seus colegas surgiu no evento Experiência Teclab, promovido pela B2WDigital ONG Recode e o governo do Rio de Janeiro, que incentiva o uso da tecnologia em sala de aula por professores da rede pública de ensino.

O Experiência Teclab faz parte do projeto TecEscola, uma iniciativa da Recode em parceria com a empresa de tecnologia B2W Digital e a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro que incentiva o uso da tecnologia em sala de aula.

“Nossa ideia era propor estratégias que pudessem aproximar o aluno da escola e que despertasse no educador o papel de mediador e facilitador do conhecimento”, explica a gerente de Projetos da ONG, Rita Jobim.
A exemplo do ProfissApp, outros aplicativos também surgiram da Experiência Teclab para ajudar tanto estudantes quanto educadores. Todos são gratuitos

Sonhe!: O app busca ampliar o horizonte dos alunos e criar um processo de aprendizagem baseado na realização de projetos pessoais com bases nos sonhos e desejos de cada um. Baixe a versão para Android.

Universos & Tribos: Jogo de RPG online de perguntas e respostas para facilitar o aprendizado. O aluno cria um avatar para interagir com outros professores e colegas. Além disso, o app permite que os alunos interajam entre si e proponham novos desafios. Esse aplicativo é um QUIZ que foi desenvolvido com intuito de uso educacional. Baixe a versão para Android ou iOS.

Aplicativo ajuda estudantes a escolher profissão
Aplicativo ajuda estudantes a escolher profissão