Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Anotações digitais, calendário interativo e até aulas multimídias - conheça cinco recursos que podem ser usados em sala de aula

Mulher aparece segurando tablete sentada a mesa com outras duas pessoas

As férias escolares chegaram, mas o intervalo entre os semestres passa tão rápido, que logo começa o planejamento dos educadores. Como as ferramentas digitais estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, selecionamos cinco aplicativos para ajudar os professores a se organizarem para o segundo semestre. Confira:

Planboard
O aplicativo oferece uma espécie de calendário interativo, com a intenção de facilitar o planejamento de aulas e a organização de ideias. A ferramenta online permite que o professor estabeleça quais tópicos serão abordados em quais momentos do curso.

Também é possível administrar visualmente os projetos que cada turma está realizando e compartilhar informações com colegas de trabalho. Outro recurso interessante é a possibilidade de importar o calendário e as aulas para o ano seguinte. A interface está disponível em inglês.

Educreations
Cada vez mais a tecnologia possibilita aulas multimídias atraentes para uma geração tão conectada. Para isso, o app facilita a utilização de recursos audiovisuais, como a criação de apresentações com animação, texto, foto, sons e vídeos e uma lousa virtual.

Depois de exibida, a aula pode ser compartilhada por e-mail ou pelas redes sociais, como Facebook, Twitter ou Youtube. Os vídeos também ficam salvos na nuvem para serem revistos a qualquer momento.

AppProva
Ao reunir diversas questões próprias e de edições anteriores do ENEM e vestibulares, o aplicativo auxilia professores no teste de conhecimento de seus alunos. Quando eles respondem na plataforma, é gerado um relatório em tempo real, permitindo que a instituição de ensino compreenda quais são as dificuldades dos estudantes.

Além de otimizar seu tempo na elaboração de lista de exercícios e simulados, os professores podem comparar o desempenho de seus alunos com estudantes de todo o Brasil, que também utilizam a plataforma.

Feedly
Com os alunos hiperconectados e um mundo virtual onde as notícias voam, os professores precisam estar sempre antenados aos principais temas da agenda. Mas se atualizar sobre os assuntos mais relevantes do mundo, de fontes confiáveis, nem sempre é uma tarefa fácil.

O Feedly é um aplicativo que ajuda nessa tarefa. Ele filtra notícias por assuntos e feeds preferidos, de jornais, blogs, canais do Youtube e Tweets. Disponível por meio de um login por redes sociais ou pela criação de uma conta do Google, a plataforma permite que você crie seus feeds para receber as atualizações.

Evernote
Professor adora um caderno e uma boa anotação. O Evernote é um aplicativo que deixa essa tarefa muito mais fácil de se realizar e ao mesmo tempo mais completa. Ele possibilita que o professor faça anotações digitais, incluindo links, fotos, vídeos, listas, tabelas, anexos e gravações de áudio.

A vantagem é que, mesmo depois de tantas anotações, você não se perde entre elas, pois é possível realizar pesquisas por palavras e temas. O aplicativo pode ser usado em reuniões com os colegas, durante as aulas ou até para o planejamento de atividades.

O compartilhamento das informações também é simples, possibilitando que os professores colaborem entre si no desenvolvimento de ideias e projetos.

Aplicativos ajudam professores a se organizarem para o segundo semestre
Aplicativos ajudam professores a se organizarem para o segundo semestre