Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Projeto da Fundação Telefônica Vivo é lançado para levar formação continuada a educadores e recursos tecnológicos a escolas

Imagem mostra a mesa de abertura do evento de inauguração do Aula Digital composta por, da direita para a esquerda: Beatriz Jansen, consultora da Fundação Telefônica Vivo; Aglaison Júnior, prefeito de Vitória de Santo Antão; Ubirajara Carneiro, diretor da FAINTVISA; e Helon Gouveia, representante da secretaria de educação

Parte de uma iniciativa global que envolve 190 mil estudantes, o Aula Digital chega a Vitória de Santo Antão (PE) para atender a 27 escolas de Ensino Fundamental, beneficiando 189 educadores e 5.130 estudantes. Após ter sido lançado em Goiânia (GO), em março, o programa que oferece formação continuada e infraestrutura tecnológica a instituições de ensino se expande para o município pernambucano.

O Aula Digital integra uma iniciativa global da Fundação Telefônica e da Fundação Bancária “La Caixa” que visa criar melhores oportunidades para crianças em 33 países na África, Ásia, América Latina e Caribe. O trabalho de inovação educativa é feito pela incorporação de tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

A cerimônia de lançamento contou com 100 convidados, entre eles o prefeito de Vitória de Santo Antão (PE), Aglaison Júnior (PSB), o representante da Secretaria Municipal de Educação, Helon Gouveia, e Beatriz Jansen, consultora da Fundação Telefônica Vivo.

Beatriz Jansen afirmou que o município, distante 53 km de Recife, chamou a atenção pelo alto interesse de educadores nos cursos de formação continuada. “Por meio da plataforma Inova Escola, muitos professores daqui fizeram cursos de formação e vimos que havia um terreno muito fértil de interessados em aprimorar seu ensino e aprendizagem”.

O diferencial do projeto Aula Digital é a formação e o acompanhamento dado aos educadores, com a finalidade de identificar potencialidades locais e aprimorar práticas pedagógicas. “Trabalhamos com inovação e tecnologia, lado a lado, para contribuir com a educação no Brasil”, completou a representante da Fundação Telefônica Vivo.

Parceria em crescimento
O prefeito Aglailson Júnior falou sobre a importância do projeto. “Recebo com muito carinho o apoio da Fundação Telefônica Vivo, que nos dá a oportunidade de melhorar a educação de nossos alunos, que ficarão mais preparados para o futuro”.

Também foi enaltecida a colaboração de agentes locais, como a Secretaria de Educação de Vitória de Santo Antão (PE) e o C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), parceiro técnico que também auxilia a realização do projeto na região. “Cada um tem a sua função e importância. Muitos atores devem trabalhar juntos para que a educação dê certo e seja motivo de orgulho”, afirmou Beatriz Jansen no palco.

Helon Gouveia, representante da Secretaria Municipal de Educação, contou que o trabalho conjunto com a Fundação vem de longe: “começou no campo, em 2014 [no projeto Escolas Rurais Conectadas]. Já tínhamos essa relação forte entre tecnologia e educação”, relembrou.

Em 2016, o programa Inova Escola chegou à instituição Escola Municipal Manoel Domingos, exemplo de inovação educativa que concorreu a um prêmio da Unesco pelo uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

A parceria só tem crescido e, segundo Gouveia, a ideia é não parar mais. “Estaremos em 27 escolas agora, mas queremos que o projeto chegue nos locais mais afastados. Vamos transformar a educação com tecnologia e qualidade de ensino”.

Imagem mostra os trê ciclos correspondentes ao projeto Aula Digital

Aula Digital promove inovação educativa em Vitória de Santo Antão (PE)
Aula Digital promove inovação educativa em Vitória de Santo Antão (PE)