Uma novidade na Campanha de Doação de Sangue deste ano é que os doadores que quiserem ajudar na divulgação desta ação podem colaborar pelo blog dos Voluntários!

Campanha de Doação de Sangue tem novidades esse ano!

Uma novidade na Campanha de Doação de Sangue deste ano é que os doadores que quiserem ajudar na divulgação desta ação podem colaborar pelo blog dos Voluntários. A regra é juntar três ou mais Voluntários Telefônica no hemocentro e, no momento da doação tirar uma foto, que deve ser enviada para o e-mail voluntariado@telefonica.org.br com a identificação dos participantes.

As fotos e os nomes serão publicados no blog http://diadosvoluntarios.blog.terra.com.br/ e os doadores ainda podem enviar uma mensagem de incentivo a outros colegas. Participe!

Doação de medula óssea

Se por algum motivo você não puder participar da Campanha de Doação de Sangue, aproveite e faça parte do cadastro de doadores de medula óssea. Esta também é uma causa muito nobre, e quanto mais doadores fizerem parte do Redome (o cadastro nacional de doadores de medula óssea), maiores são as chances de encontrar um doador. Diferentemente do que acontece com a transfusão de sangue, as chances de encontrar um doador compatível para medula óssea é de uma em mil.

Para fazer parte deste cadastro é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade. Neste primeiro momento é coletada uma pequena amostra de sangue (10 ml), que servirá para a análise HLA, um teste de laboratório para identificar sua genética. O resultado vai para um banco de dados nacional. Caso haja a compatibilidade com a de algum paciente, você será informado para realizar outros testes e iniciar o processo para a doação da medula.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. Ela é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.

Em São Paulo o cadastro é feito no Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia (fones: 2176-7251). Nas demais cidades, informe-se nos hemocentros sobre como são feitas as coletas para o cadastro.

Por Lucy De Miguel  |  Vetor Comunicação

Blog dos Voluntários quer conhecer os doadores de sangue