Voluntariado: colaboradores participam do Pense Grande

02 de fevereiro de 2018
Colaboradoras da Telefônica Vivo e parceiros do demoday nas ETECs posam para foto com camiseta escrito Pense Grande

3ª edição do programa terminou em grande estilo com a apresentação de projetos inovadores e premiação das melhores iniciativas

Boas ideias podem transformar realidades e, quando recebem o incentivo necessário, são capazes de mudar a vida de muitas pessoas. Para difundir a cultura de empreendedorismo social aliada à tecnologia digital aos jovens brasileiros, a Fundação Telefônica Vivo realiza o Programa Pense Grande. Durante quatro meses, estudantes de escolas públicas e técnicas passam por um ciclo de formação para estimular a atitude empreendedora em projetos que envolvam tecnologia e tenham um impacto positivo na comunidade.

“Empreender é a capacidade de inovar, de se arriscar, e só assim teremos êxito. Tentamos desmistificar os mitos sobre esse tema. No projeto, realizamos o sonho de poder contribuir com um país mais justo”, destaca Odair Barros, Gerente de Planejamento e Finanças da Fundação Telefônica Vivo.

A 3ª edição do programa contou com a participação de 14 instituições de ensino (1 Faculdade de Tecnologia,  11 Escolas Técnicas e 2 Escolas do Ensino Médio) do estado de São Paulo, o envolvimento de 280 alunos e a participação de 70 colaboradores voluntários do Grupo Telefônica Vivo, que atuaram como formadores dos jovens em cinco escolas.

Vindos de diversas áreas da empresa, os voluntários participaram, no segundo semestre de 2017, de capacitações para tornarem-se formadores dos jovens empreendedores. A iniciativa é fruto de um união entre o Pense Grande da Fundação Telefônica Vivo e do Programa de Voluntariado, que oferece aos colaboradores a possibilidade de participar de ações voluntárias presenciais ou a distância durante todo ano para gerar transformações de impacto social.

Apresentações

A estudante Letícia Oliveira de Souza, foi uma das participantes das formações e destacou o trabalho dos colaboradores da Telefônica Vivo. “Não tinha nenhuma noção de empreendedorismo e esse modelo de ensino foi diferente. Não era só passar conteúdo, e os voluntários estavam sempre ao meu lado ajudando e falando dos temas de uma maneira divertida”, ressalta.

Orgulho e emoção

Durante a apresentação, os colaboradores do Grupo Telefônica Vivo, que auxiliaram os jovens nas capacitações, ouviram orgulhosos as ideias lançadas. Para entender como foi a emoção de participar do projeto, convidamos alguns desses colaboradores para nos contar como foi viver a experiência do Pense Grande como voluntários. Confira:

Participar dessa ação foi sair da zona de conforto e ainda tive a oportunidade de conhecer pessoas que trabalham ou estão ligadas à minha área. Levamos essa integração para nosso o dia a dia e ficaram grandes amizades.” Rafael Almeida - área de Capacidade / Gestão de Ativos “Trabalhar nesse projeto foi mais do que imaginava, pois ele é muito bem estruturado. Fiquei realizado em saber que eu posso contribuir para o desenvolvimento dos alunos, fazer a diferença e plantar uma semente que vai prosperar.” Denis Carvalho Lima - Centro de Operações “O projeto mudou a minha forma de enxergar a vida. Nele pude ver que há mais pessoas que estão lutando para ajudar a comunidade onde moram e que eu posso contribuir para que isso aconteça. Vê-los agradecidos pelos ensinamentos e lembrando do meu nome não tem preço.” Robson Guelão da Produção “É maravilhoso saber que o Pense Grande é voltado para comunidades como a de onde eu vim. Falamos muito de inovação, de se engajar, compartilhar e mergulhar nas ideias, analisar um problema e fazer dele um negócio. É uma união de forças para fazer dar certo e buscar o novo.” Edu Viegas - Diretoria de Marketing “Meu regime de trabalho é de 6 por 1. Então, em todas as minhas folgas eu estava com os alunos. O projeto nos apresenta um padrão diferente de ensino, onde somos parte do grupo e todos dão a sua opinião. Estar com esses jovens agrega e motiva.” Ana Maria Lacerda – Call Center “Não tinha noção desse universo tão precioso, de como os jovens estão preocupados com a sociedade. Percebi que temos que analisar os problemas e conseguir soluções que façam real diferença para o consumidor. As oficinas contribuíram também na nossa formação profissional, foi uma verdadeira atualização, pois estudamos conceitos atuais de inovação, marketing e empreendedorismo para passar aos jovens.” Andreia Matos – Diretoria de Inovação “Fiquei deslumbrada com as formações e oficinas. Quanto mais participava, mais queria, porque as dinâmicas eram muito ricas. Vi que as ideias não precisam ser todas tão grandes, mas que resolvam uma necessidade. A parte prática, as apostilas e materiais, a metodologia diferenciada e a linguagem igualitária foram um grande aprendizado, pois o conteúdo é moderno e inovador.” Keila Arantes – Diretoria de Experiência com o Cliente “Participar dessa ação foi sair da zona de conforto e ainda tive a oportunidade de conhecer pessoas que trabalham ou estão ligadas à minha área. Levamos essa integração para nosso o dia a dia e ficaram grandes amizades.” Rafael Almeida - área de Capacidade / Gestão de Ativos “Trabalhar nesse projeto foi mais do que imaginava, pois ele é muito bem estruturado. Fiquei realizado em saber que eu posso contribuir para o desenvolvimento dos alunos, fazer a diferença e plantar uma semente que vai prosperar.” Denis Carvalho Lima - Centro de Operações “O projeto mudou a minha forma de enxergar a vida. Nele pude ver que há mais pessoas que estão lutando para ajudar a comunidade onde moram e que eu posso contribuir para que isso aconteça. Vê-los agradecidos pelos ensinamentos e lembrando do meu nome não tem preço.” Robson Guelão da Produção “É maravilhoso saber que o Pense Grande é voltado para comunidades como a de onde eu vim. Falamos muito de inovação, de se engajar, compartilhar e mergulhar nas ideias, analisar um problema e fazer dele um negócio. É uma união de forças para fazer dar certo e buscar o novo.” Edu Viegas - Diretoria de Marketing “Meu regime de trabalho é de 6 por 1. Então, em todas as minhas folgas eu estava com os alunos. O projeto nos apresenta um padrão diferente de ensino, onde somos parte do grupo e todos dão a sua opinião. Estar com esses jovens agrega e motiva.” Ana Maria Lacerda – Call Center “Não tinha noção desse universo tão precioso, de como os jovens estão preocupados com a sociedade. Percebi que temos que analisar os problemas e conseguir soluções que façam real diferença para o consumidor. As oficinas contribuíram também na nossa formação profissional, foi uma verdadeira atualização, pois estudamos conceitos atuais de inovação, marketing e empreendedorismo para passar aos jovens.” Andreia Matos – Diretoria de Inovação “Fiquei deslumbrada com as formações e oficinas. Quanto mais participava, mais queria, porque as dinâmicas eram muito ricas. Vi que as ideias não precisam ser todas tão grandes, mas que resolvam uma necessidade. A parte prática, as apostilas e materiais, a metodologia diferenciada e a linguagem igualitária foram um grande aprendizado, pois o conteúdo é moderno e inovador.” Keila Arantes – Diretoria de Experiência com o Cliente

 



Deixe uma resposta aqui