Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Para comemorar o 12 de outubro, conheça cinco aplicativos que tratam sobre os direitos das crianças e adolescentes

De acordo com a Organização das Nações Unidas, existem 150 milhões de crianças em situação de rua em todo o mundo. Para ajudar a mudar essa realidade, a internet é uma poderosa aliada, com inúmeras ferramentas de transformação. Os aplicativos móveis, acessíveis por smartphones e tablets, são uma delas.

Pensando nisso, especialmente neste dia 12 de outubro, em que comemoramos o Dia das Crianças, selecionamos cinco aplicativos gratuitos que auxiliam na hora de conhecer um pouco mais sobre os direitos das crianças e adolescentes e fornecem informações importantes sobre o tema. Afinal, como a Declaração Universal dos Direitos da Criança descreve, “a criança deve – em todas as circunstâncias – figurar entre os primeiros a receber proteção e auxílio”.
.

Pardal: Desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o aplicativo tem como objetivo contribuir para o combate de problemas como trabalho escravo, trabalho infantil, discriminação contra trabalhadores, fraudes no contrato de trabalho, entre outros tipos de caso que se encaixe como uma possível denúncia. No aplicativo, o usuário pode publicar uma foto e, a partir disso, fazer uma descrição do que deseja denunciar. Visto que um dos focos é o combate do trabalho infantil, a ferramenta busca ajudar no fim da violação dos direitos dessas crianças submetidas à exploração. Disponível para Android e iOS.
.
.

Proteja Brasil: Criado para facilitar denúncia de violência contra crianças e adolescentes, o Proteja Brasil é uma ótima dica para quem deseja colaborar na preservação dos direitos infantis. Nele, é possível encontrar telefones e endereços de delegacias, conselhos tutelares e outras instituições próximas ao usuário. O aplicativo, voltado para pessoas moradoras das capitais brasileiras, também fornece informação para quem está fora das capitais ou no exterior, apontando a melhor maneira de denunciar casos por meio de Embaixadas brasileiras. Disponível para Android e iOS.

SOS Infância Pensado para moradores do estado do Mato Grosso, o SOS Infância funciona para a realização de denúncias de trabalho infantil. Por meio de um formulário, o usuário pode optar por uma denúncia anônima. Além disso, é possível registrar denúncias de agressões e violações. Disponível para Android.

Futuro em jogo: O jogo interativo vem como uma forma de alertar as próprias crianças para questões relacionadas ao trabalho infantil e temas do cotidiano. A proposta do jogo é simples: o jogador deve coletar itens durante a trilha, para assim poder avançar no game. Estes itens coletados fazem referência à educação, lazer e cultura e ao próprio trabalho infantil. Disponível para Android.

Super agente: Direcionado para crianças em fase de aprendizado, o jogo aborda questões de utilidade pública. Ao escolher seu personagem, o jogador será direcionado a diversas aventuras temáticas, como combate à dengue, alimentação saudável, reciclagem, combate ao trabalho infantil e preservação ambiental. Em cada fase, o avatar escolhido irá compartilhar e ajudar o que foi aprendid0isponível para Android.

Como aplicativos podem ajudar a garantir o bem-estar das crianças
Como aplicativos podem ajudar a garantir o bem-estar das crianças