Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O projeto Escolas Rurais Conectadas da Fundação Telefônica Vivo busca, entre outras conquistas, levar a conectividade para o campo e todo o país. Confira!

A inovação como um caminho para a conectividade

Práticas inovadoras e formação docente para melhorar a qualidade da educação no contexto rural em sete estados brasileiros. Foi com esse objetivo que a Fundação Telefônica Vivo iniciou, em 2012, o projeto Escolas Rurais Conectadas que beneficiou, na ocasião, com rede sem fio, Vivo Box e dois notebooks, 100 escolas públicas e rurais de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Após um ano da implantação do projeto, já é possível constatar que a iniciativa foi além das nossas expectativas: 439 escolas rurais aderiram ao projeto e proporcionaram experiências compartilhadas, aplicação prática de aprendizagens em sala de aula e interações entre professores. E mais:

· Foram realizadas seis rodadas de oficinas com mais de 30 oportunidades formativas.
· 100% dos estados em que o projeto acontece foram contemplados.
· Nove encontros presenciais aconteceram em cidades dos estados de MG, PE e RS.
· Mais de 786 aprovações.
· 157 professores foram aprovados em mais de uma oficina.

Escola modelo

A primeira escola 100% conectada pelo projeto Escolas Rurais Conectadas foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Lopes de Castro, localizada na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul. Foi por meio de uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Prefeitura da cidade gaúcha que foi iniciado um laboratório de uso intensivo de tecnologias no cotidiano escolar. Os alunos do primeiro ao terceiro ano da escola receberam um tablet cada, e os alunos do quarto ao nono ano, além dos professores, ganharam netbooks. Kits de robótica, filmadoras e projetores também foram disponibilizados à escola.

A escola laboratório de Viamão fechou o ano de 2013 com sensação de dever cumprido. Inúmeros projetos realizados foram marcados pelo protagonismo das crianças, pela dedicação dos professores e pelo apoio das tecnologias e da conectividade. Através do projeto, foi criado um grupo de robótica e construída uma rampa de skate com a participação dos alunos. Para 2014, os sonhos da escola de Viamão vão além e incluem o fortalecimento e a ampliação da proposta, com integração mais forte dos campos do saber e maior participação da comunidade local.

Conectividade no campo e em todo o país