Confira os episódios da websérie Inova Escola, que mostra iniciativas educacionais inspiradoras

24 de abril de 2017
Já estão no ar os seis vídeos das escolas apoiadas pela Fundação Telefônica Vivo

Já estão no ar os seis vídeos das escolas apoiadas pela Fundação Telefônica Vivo

Você já pode acessar todos os capítulos da websérie Inova Escola, com vídeos que mostram iniciativas de seis unidades de ensino de diferentes regiões do Brasil. Elas fazem parte do projeto da Fundação Telefônica Vivo desenvolvido desde 2013.

O projeto apoia seis instituições, localizadas em zonas rurais e urbanas, que têm em comum o uso de tecnologias digitais com metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem.

Com cerca de cinco minutos cada, os vídeos mostram o que as escolas apoiadas pela Fundação vêm desenvolvendo para tornar o aprendizado mais dinâmico, interessante e atraente para os estudantes.

O primeiro episódio foi ao ar no dia 23 de março. Nos vídeos, é possível ver depoimentos dos envolvidos e como cada escola se transformou com o apoio do projeto. É possível ver os episódios abaixo, nesta página, ou pelo canal no youtube da Fundação Telefônica Vivo.

As escolas retratadas enfrentam realidades e desafios próprios. A Presidente Campos Salles, da região de Heliópolis, em São Paulo, exemplifica a importância da gestão escolar. Na outra ponta, no Rio de Janeiro, a Escola Municipal André Urani, localizada na comunidade da Rocinha, reflete o valor da formação de professores.

EMEF Desembargador Amorim Lima, também na capital paulista, mostra o potencial de trabalhar por projetos e sair do senso comum, com aulas em grandes salões em vez de salas tradicionais.

Em Viamão, Rio Grande do Sul, a EMEF Zeferino Lopes mostra como uma escola rural pode desenvolver habilidades de programação e robótica com os alunos. O mesmo acontece com a Escola Municipal Manoel Domingos, da zona rural de Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco, que usa a tecnologia para oferecer um leque de oportunidades a alunos que não teriam acesso a essas ferramentas fora do ambiente escolar.

EMEF Maria Luiza Fornasier Franzin, localizada em Águas de São Pedro, interior de São Paulo, conta sua experiência de envolvimento da comunidade no processo de aprendizagem e de formação de cidadãos para além do vestibular.

Apesar das diferenças de perfil e localização, todas as escolas são exemplos da importância da personalização do ensino para cada tipo de aluno, bem como do papel do professor como facilitador. Representam também o apoio aos estudantes para que encontrem projetos de vida, podendo se dedicar a eles por meio da educação, tanto nos ambientes tradicionais como em novos espaços.

Leia também:



Deixe uma resposta aqui