Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Jovens empreendedores receberão mentorias e apoio financeiro para desenvolver iniciativas em suas comunidades.

Já pensou em ter um grupo de mentores apoiando o seu projeto de vida? Em ter o suporte técnico e financeiro necessários para impulsioná-lo e ainda garantir a dedicação do seu time? Saber que não estão sozinhos é o sonho de muitos empreendedores. E realizá-lo faz parte da etapa Apoio a Empreendimentos, da Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE), realizado pela Fundação Telefônica Vivo, que tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo social entre os jovens da base da pirâmide.

Realizado ao longo de fevereiro e março de 2016, o edital de seleção foi aberto a jovens de 15 a 29 anos, com renda pessoal de até 2 salários mínimos, residentes em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Santarém, Santa Cruz Cabrália e Vale do Jequitinhonha. Uma novidade neste ano foi que o processo contemplou iniciativas que não passaram previamente pela etapa de Formação do PDE.

Em um primeiro momento, os candidatos preencheram um questionário online, no qual contaram sobre suas iniciativas. Dentre as 86 inscrições válidas, 50 foram selecionadas para a etapa seguinte. Os jovens empreendedores passaram então por capacitações online sobre temas ligados ao desenvolvimento de seus projetos e já entregaram alguns desafios, sempre acompanhados por consultorias para resolver suas dúvidas.

A partir disso, 15 iniciativas foram selecionadas para a incubação, etapa com duração até janeiro de 2017, que inclui: apoio ao desenvolvimento pessoal e técnico dos empreendedores; apoio de gestão técnica para o desenvolvimento das iniciativas; e investimento financeiro para o seu desenvolvimento e dedicação dos empreendedores.

Histórico

A partir da visão da Fundação Telefônica Vivo de que, aliados ao papel transformador das tecnologias, os jovens são um potente motor para gerar soluções inovadoras, a Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores procura empoderá-los para que se tornem agentes transformadores de suas realidades.

Para isso, o programa contempla 3 fases principais: 1 – desenvolvimento de projeto de vida e ampliação de repertório; 2 – identificação de oportunidades, prototipação de soluções e estruturação de planos de negócio; e 3 – incubação, na qual alguns destes jovens são apoiados e recebem mentoria para implementar suas soluções.

Incubação: Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores elege 15 finalistas