Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Pensando na conscientização para melhoria da qualidade do ar, o Programa Voluntários Telefônica pede a todos os empregados venham ao trabalho sem o carro.

Deixar o carro em casa, ainda que eventualmente, já contribui para a qualidade do ar!
Você sabia que a combustão do diesel e da gasolina é a maior responsável pela emissão de gás carbônico (CO²) no mundo, o que contribui para o aquecimento global? E que esses gases provocam sérios danos à saúde, principalmente problemas cardíacos e respiratórios?  Desta forma, além de uma questão ligada ao transporte, ao aquecimento global, é também um assunto de saúde pública.

Os dados são preocupantes, principalmente quando interferem na expectativa de vida da população. “Estudos de médicos paulistas mostram o brutal impacto na mortalidade e morbidade dos moradores nas cidades. Nós perdemos um ano e meio de expectativa de vida devido a este agravo à saúde. Os mais velhos e crianças podem perder até três anos”, diz Eduardo Jorge, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.

Pensando em uma ação forte de conscientização, o Programa Voluntários Telefônica pede a todos os empregados que se mobilizem nesta quarta-feira, dia 3 de junho, e venham ao trabalho sem o carro. A dica é utilizar outros meios de transporte coletivos, bicicleta ou mesmo combinar vir de carona com os amigos. Para quem mora perto, vale a atitude de acordar mais cedo para fazer uma boa caminhada até o local de trabalho.

Um carro para cada dois habitantes

São Paulo é hoje a cidade com a segunda maior frota do mundo: cinco milhões de veículos circulam diariamente, numa proporção de um carro para cada dois habitantes. Ficamos atrás apenas de Tóquio, a capital japonesa, mas isso não significa motivo de orgulho pelo desenvolvimento local e progresso – é mais um sistema caótico de transporte público. A situação piora a cada dia, quando cerca de 500 novos veículos entram em circulação.  Algumas ações podem minimizar a poluição do ar, como utilizar álcool ou biodiesel como combustível, pois estes emitem menos gases poluentes na atmosfera, e fazer revisões regularmente, para manter o veículo sempre em ordem.

Faça a sua parte! Neste dia 03 de junho, deixe seu carro em casa.
Por Lucy De Miguel  |  Vetor Comunicação

Deixe o carro em casa e colabore com a qualidade do ar
Deixe o carro em casa e colabore com a qualidade do ar