A 12ª edição do evento contou no dia 20 de outubro com 5.927 participante, em um dos maiores programas de voluntariado corporativo do país.

“A empresa é feita por nós, pessoas de corpo e alma. Temos a melhor rede, as melhores lojas e fibras, mas o que faz diferença são as nossas almas.”

O Dia dos Voluntários é a principal iniciativa de ações solidárias do Grupo Telefônica, mobilizando colaboradores e esforços simultâneos em 32 países.

A fala do presidente da Telefônica Brasil, Eduardo Navarro, refletiu o sentimento dos participantes do Dia dos Voluntários 2017 no país, no último dia 20 de outubro.

Eduardo esteve presente na cerimônia de encerramento do evento na Escola Estadual Professor Lourenço Filho, em São Paulo, umas das 53 instituições beneficiadas pelo evento em todo o Brasil. Pouco antes, ele acompanhou as transformações na Escola Municipal de Educação Fundamental José Dias da Silveira, também em São Paulo.

A mobilização, realizada em 40 municípios do país, contou com diversas atividades, como a confecção de dispositivos protéticos em impressoras 3D para crianças com deficiência, gravação de audiobooks infantis, além de muita recreação e revitalização de espaços nas instituições beneficiadas.

Promovendo a inclusão digital, foram reaproveitados equipamentos doados pela própria Telefônica, que depois de recuperados e formatados por colaboradores e parceiros, permitiram a estruturação de salas de informática em várias das entidades atendidas.

Ocorreram também ações voltadas à causa animal em diferentes locais: em Boa Vista (RR), foi feita a revitalização de uma ONG protetora; no Rio de Janeiro, houve uma campanha de arrecadação de produtos e ração; em São Paulo, foi realizada a 4ª edição do evento de adoção de cães e gatos, na sede da empresa. Entre os dias 26 e 27 de outubro, 40 voluntários e três instituições parceiras (Ampara Animal, projeto Cãopanheiras e Associação Mata Ciliar) recolheram doações de 30 quilos de ração e ajudaram sete cachorros e cinco felinos a ganharem um novo lar.

No geral, somadas todas as iniciativas relacionadas ao Dia dos Voluntários 2017, incluindo eventos realizados após o dia 20 de outubro, foram reunidos 5.927 voluntários, tornando esta a maior edição do evento no Brasil. Posteriormente ao 20 de outubro, aconteceram ações voluntárias em Florianópolis e Blumenau (SC), Teresina (PI) e São Paulo (SP).

As atividades ainda contemplaram 47 missões realizadas por meio da plataforma Game do Bem, além do cadastro de notas fiscais e oito campanhas de financiamento coletivo no canal de crowdfunding da Fundação Telefônica Vivo, que arrecadaram até o momento cerca de R$ 40 mil.

Os números levantados até o momento indicam um excelente alcance desta edição, como destacou o diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, durante o evento. “Fizemos um dos maiores Dia dos Voluntários. Em cada lugar em que estivemos, contribuímos com a transformação para um mundo melhor”.

Confira os principais resultados

Dia dos Voluntários Telefônica 2017 tem recorde de participação e beneficia 40 mil pessoas