Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Este 22 de março, Dia Mundial da Água, pede reflexão urgente, pois é certo que o planeta não possui água suficiente para atender ao consumo feito!

Precisamos pensar sobre o Dia Mundial da Água

Este 22 de março, Dia Mundial da Água, pede reflexão urgente, pois é certo que o planeta não possui água suficiente para atender ao consumo irracional que vem sendo feito. Em diversos lugares do mundo, a população já sofre há anos com a falta desse bem essencial à vida. Na África, por exemplo, a falta de água potável e de saneamento básico provocam a morte de uma criança a cada 15 segundos. Segundo a Cruz Vermelha, mais de um milhão de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e cerca de 2,6 milhões (40% da população mundial) não dispõe de serviços de saneamento básico.

No Brasil, o uso deste recurso natural ainda é feito em abundância: gasta-se cerca de cinco vezes mais água do que o necessário. O consumo do brasileiro é de cerca de 200 litros por dia, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda gastos de 40 litros diários por pessoa.

O país é privilegiado por deter 11,6% de toda a água doce do planeta, mas nem por isso é justificável seu desperdício. Pesquisa feita pela Agência Nacional de Águas (ANA), mostra que a demanda de água nas regiões metropolitanas é maior que a produção atual dos recursos.

Ser Voluntário Telefônica também é colaborar neste sentido. Pequenas mudanças no cotidiano podem contribuir para evitar o desperdício – e você pode começar a colaborar agora mesmo. Diminuir o tempo do banho, fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça, reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal, são algumas ações que certamente ajudarão na preservação do planeta.

As empresas também devem implementar medidas de reuso da água, colaborando com o meio ambiente. O uso racional de água tem que ser visto como fator urgente e prioritário. Pense nisso!

Por Lucy De Miguel  |  Vetor Comunicação

Dia Mundial da Água – Planeta pede socorro!
Dia Mundial da Água – Planeta pede socorro!