Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

As Fundações Telefônica e Santillana promovem nesta sexta-feira, dia 20, debate com especialistas em torno do tema “Educar na Cultura Digital”. O evento, que tem apoio da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), acontecerá no auditório da Bienal do Livro, no Anhembi, a partir das 19h30.

O debate contará com a participação de três especialistas: Léa Fagundes, coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que se dedica há mais de 20 anos à informática educacional; Rodrigo Nejm, diretor de Prevenção da Safernet e responsável pela criação de materiais pedagógicos e pesquisas para prevenção aos cibercrimes contra Direitos Humanos no Brasil; e André Lemos, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e diretor do Centro Internacional de Estudos Avançados e Pesquisa em Cibercultura. A mediação será da apresentadora de rádio e TV, Renata Simões.

Grupo de Estudos

As instituições aproveitarão o debate para lançar Grupo de Estudos pela Internet envolvendo a mesma temática. O objetivo é colaborar para a absorção de novos códigos e linguagens da era digital, visando ao desenvolvimento intelectual e cultural de profissionais envolvidos com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e também ao exercício responsável e ético de novas práticas sociais.

Para a viabilização do Grupo de Estudos, foi projetado um espaço online, com ambiente interativo, na plataforma tecnológica de ensino à distância do Programa EducaRede, da Fundação Telefônica, que promove a educação, sobretudo com a aplicação das tecnologias voltadas para a comunicação e a informação. Os participantes terão a sua disposição materiais didáticos e de apoio, com indicação de fontes de pesquisa, além de recursos como bate-papos e palestras com especialistas, transmitidos via streamer pela TV WEB da Fundação Santillana.

A mediação online será organizada de forma a potencializar o aprofundamento de conteúdos e a troca de conhecimento e experiências entre os participantes, durante a realização de cinco módulos de estudo, em torno dos seguintes temas: Mundo Digital; Geração Interativa (ou Geração Y); Aprendizagem na Cultura Digital; Ensino e Inovação Pedagógica; e Avaliação do uso das TIC.

O Grupo de Estudos inicia atividades em agosto, devendo se estender até dezembro.

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Sobre a Fundação Santillana
Com o objetivo de fomentar a reflexão sobre as questões mais relevantes para o futuro do ensino no Brasil, a Fundação Santillana, entidade destinada ao fomento da educação mantida pelo Grupo Santillana, realiza diversas ações no país. Entre os projetos apoiados pela Fundação no Brasil estão o Congresso Internacional de Educação, o Prêmio Vivaleitura, e o projeto “Escolas de Valor”.

Sobre a OEI
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI – é um organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos. Sua atuação é voltada à promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura no contexto do desenvolvimento, da democracia e da integração regional. Os Estados-membros da OEI são todos os países ibero-americanos que conformam a comunidade de nações integrada por Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. A sede central da sua Secretaria–Geral está em Madri, Espanha.

Educar na Cultura Digital é tema de debate na Bienal do Livro
Educar na Cultura Digital é tema de debate na Bienal do Livro