O Portal EducaRede promoveu um chat com Rogério da Costa, sobre redes sociais, inteligência coletiva, tecnologias e comunidades virtuais. Confira!

Chat com Rogério da Costa sobre o uso das tecnologias por jovens
O Portal EducaRede (www.educarede.org.br), da Fundação Telefônica, promoveu, na quarta-feira, dia 17/03, às 15 horas, um chat com Rogério da Costa, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e diretor do Laboratório de Inteligência Coletiva (Linc), que tem desenvolvido projetos e pesquisas, principalmente, sobre redes sociais, inteligência coletiva e comunidades virtuais.

O bate-papo teve como tema o uso das tecnologias entre crianças e jovens, com base nos dados de pesquisa realizada pela Fundação Telefônica, em parceria com a Universidade de Navarra, da Espanha. Os resultados foram consolidados no livro “A Geração Interativa na Ibero-América: Crianças e Adolescentes Diante das Telas”.

A pesquisa ouviu 25 mil estudantes de 6 a 18 anos, de sete países da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela), com o objetivo de entender o uso da internet, celular, videogame e televisão entre o público pesquisado. O Brasil se destacou por ter uma Geração Interativa de vanguarda, com alto número de crianças e jovens que não só navegam, mas produzem conteúdo na internet.

De cada dez estudantes brasileiros, dois possuem página web ou blog. Por outro lado, a pesquisa evidencia desafios, já que o Brasil obtém a segunda pontuação mais alta quanto à ausência de mediação: 46% dos estudantes não têm acompanhamento de pais ou professores no uso da rede.

O EducaRede é um programa da Fundação Telefônica que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública por meio do uso das tecnologias. Centrado em um portal (www.educarede.org.br), aberto e gratuito, o programa promove o uso pedagógico da internet por meio de recursos de interação entre alunos e professores e de conteúdos de apoio. A pesquisa completa está disponível para download no portal EducaRede.

EducaRede promove chat com Rogério da Costa sobre o uso das tecnologias por jovens