Em Pernambuco, alunos criam vaso que avisa quando regar planta

12 de abril de 2018

A comunidade de famílias de agricultores de Sítio do Oiteiro, no município de Vitória de Santo Antão, zona rural de Pernambuco, tem um problema: o abastecimento de água é feito por caminhão-pipa, que vez ou outra não vem. Quando isso acontece, a irrigação das plantações fica comprometida.

Estimulados a refletir sobre essa dificuldade, um grupo de alunos da pré-escola e do ensino fundamental I da Escola Municipal Manoel Domingos criou um vaso inteligente que avisa quando as plantas precisam ser regadas.

A iniciativa foi parte do projeto semestral Horta na Escola. Divididos em pequenos grupos multisseriados, os estudantes escolheram eixos temáticos para desenvolverem atividades de aprendizagem criativa e mão na massa. Os resultados foram apresentados à comunidade no I Expo PITCH, em dezembro.

O grupo responsável pela irrigação foi orientado pela professora Ailza Gomes da Cunha Silva. “Eu os incentivei a pensar em maneiras de captar água e, ao mesmo tempo, economizar, já que há muita escassez aqui”, explica a professora. Ela lembra que os alunos trouxeram soluções baseadas na própria vivência com o plantio de hortaliças.

A escola faz parte do programa Inova Escola. Criado pela Fundação Telefônica Vivo em 2013, o programa une escolas inovadoras de diversas regiões do país para incentivar o uso de tecnologias digitais em seus modelos de ensino e aprendizagem.
Vaso inteligente que avisa quando precisa ser regado

Olha a água!

O sistema do vaso que avisa quando regar planta foi desenvolvido com a ajuda do tutor de robótica Everton Tadeu Gonçalves, do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife). Com adaptações simples, um vaso comum ganhou sensores de umidade de solo, luzes LED e a placa eletrônica Arduino.

 

“Em contato com o solo, o sensor envia dados sobre o nível de umidade e o Arduino faz a leitura de acordo com parâmetros de programação previamente estabelecidos”, explica Gonçalves. As luzes verde, amarela e vermelha traduzem a situação da terra, dando um sinal de quando a planta precisa ser regada.

 

Aprender com sentido

Incentivar iniciativas que unam aprendizagem criativa e ações com impacto para a comunidade é o princípio do Projeto Político Pedagógico (PPP) da EM Manoel Domingos.
Os projetos e as oficinas mão na massa com o uso de tecnologia contribuem para o desenvolvimento de competências diversas, como trabalho em equipe, protagonismo e construção de pensamento crítico.
Segundo Ailza, os alunos aprendem melhor quando participam de projetos multisseriados. “Além de trabalharem a partir de temas que eles mesmos escolhem, os estudantes têm a chance de compartilhar conhecimento uns com os outros”, diz a professora.

 



Deixe uma resposta aqui