Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Começa a etapa virtual do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, promovido pela Fundação Telefônica. Saiba mais e participe!

Começa nesta quarta o Encontro Internacional Online contra Trabalho Infantil

Tem início amanhã (01/09) a etapa virtual do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, promovido pela Fundação Telefônica. Durante dois meses, e de forma inédita, o evento se utilizará das novas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas para a discussão sobre o combate e a erradicação do trabalho infantil. Aproximadamente quatro mil pessoas já estão inscritas. Para participar, o endereço é http://pt.encontrotrabalhoinfantil.fundacaotelefonica.com/

A abertura do evento ocorrerá através de vídeos dos presidentes da Fundação Telefônica Espanha e Brasil, Javier Nadal e Sergio Mindlin, respectivamente;  do coordenador para a América do Sul do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (IPEC/OIT), Manuel García; e da coordenadora do CEATS – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, da Universidade de São Paulo, Rosa Maria Fischer.

A primeira atividade, programada para as 13h desta quarta-feira, dia 1º, será uma mesa redonda sobre a situação do trabalho infantil na América Latina e um panorama das formas de combate a essa prática. Três especialistas peruanos participarão do evento: Giselle Silva, consultora internacional em assuntos da infância; Walter Alarcón Glasinovich, sociólogo da Universidade Nacional Mayor de San Marcos e consultor de organismos internacionais; e Isaac Ruiz, chefe do Programa de Promoção de Direitos de Crianças e Adolescente do Peru e membro do Comitê Diretivo Nacional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

No dia 2, às 13h, ocorrerá um chat com José Henrique Fernandes, sobre “Trabalho Infantil – uma alternativa perversa de emancipação e socialização laboral”. Ele é secretário-executivo do Centro de Informações e Estudos do Uruguai (CIESU) e professor titular, encarregado do curso de Metodologia da Investigação Social da Universidade da República, além de ser consultor do Bando de Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Já no dia 7 de setembro, também às 13h, está prevista a realização de chat com Giselle Silva sobre o tema: “As formas de combate ao Trabalho Infantil na atualidade têm eficácia?”.

 

Espaço de discussão

O tema desta edição do Encontro Internacional é Redes e Inovação para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. A ideia é que o evento online se constitua num amplo espaço de discussão sobre trabalho infantil, onde todos os atores envolvidos possam trocar informações e experiências, sobretudo no âmbito da América Latina. Com isso, pretende-se promover uma discussão contínua entre os participantes e fomentar a criação de uma rede internacional de prevenção e combate ao trabalho infantil.

Todos os participantes terão acesso a um ambiente de rede social, no qual terão a oportunidade de se comunicar e trocar experiências. O debate na web ocorrerá até outubro e é aberto a todas as pessoas. É esperada a participação de representantes do terceiro setor e de organismos internacionais, além de responsáveis, nesses países, pela formulação de políticas públicas de combate ao trabalho infantil, professores universitários, pesquisadores e investidores sociais.

As atividades na web convergirão para as apresentações do encontro presencial, marcado para os dias 3 e 4 de novembro, em Bogotá (Colômbia).

O evento é uma iniciativa da Fundação Telefônica com apoio da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do PREAL (Programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe). O desenvolvimento da ferramenta online é do CEATS/FIA (Centro de Empreendedorismo e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração).

 

Programa Pró-Menino

 

A Fundação Telefônica desenvolve ações de combate ao trabalho infantil por toda a América Latina, no âmbito do Programa Pró-Menino. No continente, são beneficiadas mais de 170 mil crianças, número que deverá chegar perto de 200 mil ainda neste ano. No Brasil, a instituição atua na erradicação do trabalho infantil através do apoio a 24 organizações em 17 municípios paulistas, protegendo cerca de 10 mil crianças do risco do trabalho precoce.

 

Sobre a Fundação Telefônica

 

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Encontro Internacional Online contra Trabalho Infantil começa nesta quarta
Encontro Internacional Online contra Trabalho Infantil começa nesta quarta