Escolas Conectadas: programa de formação online oferece cursos certificados a educadores do país

18 de fevereiro de 2016
Programa Escolas Conectadas atende educadores das áreas rurais e urbanas

Da fotografia à escrita criativa, temáticas fortalecem o planejamento das aulas.

A constatação não é nova, mas enquanto permanecer sem resposta, merece a atenção: conforme os dados do Censo de Educação 2013, 67% dos educadores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no Brasil não possuíam habilitação para lecionar e 21% deles não haviam concluído o Ensino Superior. Levando estes dados em conta, somados às dimensões do país, atenuar a crise na formação de professores seria possível somente com o apoio de iniciativas e programas de maior escala, que vençam as limitações do formato presencial e invistam na formação, na aprendizagem e na troca de conhecimentos.

A Fundação Telefônica Vivo, que desde 2013 oferece oportunidades formativas para professores com atuação em contexto rural, a partir de 2016 amplia suas perspectivas: passa a se dedicar ao público de educadores tanto do campo quanto da cidade. Neste ano, o programa se encarrega da missão de fortalecer a cultura de inovação nas escolas públicas brasileiras.

Segundo Patrícia Behling Schäfer, doutora em Informática na Educação e parceira executora da Plataforma Escolas Conectadas, o intuito é abrir novas possibilidades pedagógicas e proporcionar novos caminhos para a educação. “Trazemos para a plataforma tanto temáticas transversais como específicas do campo ou da cidade; e a tecnologia e a conectividade dão suporte para todas as ofertas”, esclarece.

Antes de iniciar a oferta de cursos, há três anos, a equipe realizou um mapeamento de assuntos interessantes aos professores – sondagem que é reavaliada a cada nova inclusão – e preparou as aulas online de acordo com as temáticas identificadas. Assim, em conjunto, é possível entender e contemplar as expectativas e os anseios dos participantes. “No primeiro ano”, conta Patrícia, “tivemos diversas formações presenciais, o que proporcionou um contato privilegiado com o nosso público e permitiu que, em 2014, nos concentrássemos na formação online”.

Para Patrícia, o Escolas Conectadas está no momento ideal para a ampliação de público, pois os princípios constituídos desde o início do projeto – como o foco nas interações, observar a implantação das experiências e o compartilhamento entre os participantes – estão mais sólidos para encarar a nova escala e conciliar demandas distintas. “É um desafio, mas temos condições de fazer esta correlação entre os dois públicos da educação pública no país. Agora, faremos de fato a conexão campo-cidade”, completa a especialista.

Em termos de estrutura, a plataforma muda pouco. Continua a oferecer duas modalidades, disponíveis para professores de escolas públicas, tanto de contextos urbanos como rurais, que tenham acesso à internet: Cursos com especialistas (40 horas, em vez de 30, como era antes) e Faça você mesmo (15 horas). Todos os cursos são certificados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, parceira da Fundação Telefônica no programa: a carga horária dos cursistas é somada e enviada por e-mail no final do ano.

Escolas Conectadas contam com temáticas que contemplam áreas rurais e urbanas.

Além do número de horas, a diferença entre as duas modalidades está no formato de mediação. Os Cursos com especialistas, como mostra o nome, pressupõe a interação com um professor-formador. Já na modalidade Faça você mesmo, estreada em 2015, não há um percurso de estudos pré-definido: o cursista estabelece como e quando explorar um amplo repertório de materiais, sugestões de atividades, orientações e, principalmente, as interações com colegas cursistas da plataforma. Estes podem ser iniciados a qualquer momento – não há um período de matrículas – e devem ser concluídos em até 45 dias após o ingresso. As vagas são ilimitadas, o que viabiliza o aspecto de escala e a ampliação qualificada da rede de formação e de educadores.

A equipe responsável pela produção de conteúdos do Escolas Conectadas, assim como pela orientação a especialistas convidados, é composta de professores mestres e doutores nas áreas da Educação e Informática na Educação, com experiência na constituição de redes de aprendizagem a distância, que voltam a sua atenção para temáticas capazes de impactar concretamente as práticas com alunos e inspirar novas possibilidades pedagógicas em salas de aula.

Na opinião de Patrícia, o mais importante na conectividade e na interação legitimadas pelo programa Escolas Conectadas é o que são capazes de fazer por uma nova construção do conhecimento: “Investimos na ampliação e no fortalecimento de uma rede de professores para que eles permaneçam trocando e dando novos sentidos a essas práticas. Em última instância, esperamos transformar a relação dos alunos com o conhecimento”.



32 comentários sobre “Escolas Conectadas: programa de formação online oferece cursos certificados a educadores do país”

  1. ANA MARIA KOBAYASHI disse:

    Gostaria de poder participar dos cursos oferecidos. Como proceder???

    1. Fundação Telefônica Vivo disse:

      Prezada Ana Maria, muito obrigado pelo comentário e interesse. Acesse a Plataforma Escolas Conectadas escolasconectadas.org.br para conhecer todos os cursos oferecidos. Continue nos acompanhando!

    2. Maria Cecília da Silva Mattos disse:

      suporte@escolasconectadas.org.br, é um link que dá um suporte para complementação do conhecimento e nos leva a pesquisar ,questionar e provocar mudança enquanto gestor educacional.Sem pensar que as vezes surgem questões tão polêmicas que uma pequena revisão da embasamento para uma mudança de tática e renovação de conceitos.

      1. aprendiz disse:

        Cara leitora,
        Muito obrigada por entrar em contato conosco e pelo interesse em nossos cursos online! Um abraço!

  2. Ednalva Santos disse:

    Gostei muito dos cursos. São ferramentas indispensáveis ao cotidiano do professor, pois ajuda-os a ensinar de forma mais dinâmica. tendo em vista que estamos no seculo XXI, o seculo da inovação. tenho o prazer de parabenizar a fundação telefônica que se preocupa com a educação do nosso País e faz com que cada professor faça a sua parte em sala de aula, proporciona que esse professor ofereça aos seus alunos o que tem de melhor. Muitíssimo obrigada pela a oportunidade.
    att Ednalva Santos

    1. Fundação Telefônica Vivo disse:

      Muito obrigado por nos acompanhar, Ednalva! Bons cursos! :)

      1. boa tarde gostei muito do curso que fiz gostaria de fazer mais.

        .

        1. Fundação Telefônica Vivo disse:

          Olá, Maria Izabel. Acesse sempre a plataforma Escolas Conectadas e o nosso site para acompanhar as novidades na área. Um abraço e bons estudos :)

  3. Meire Barbosa de Santana disse:

    Um grande avanço para fomentar a educação digital no Brasil. Gostaria muito de participar desses cursos oferecidos por vcs. Como faço??

    1. Fundação Telefônica Vivo disse:

      Boa tarde Meire! Muito obrigado por nos acompanhar. Basta acessar o site e escolher o curso que lhe interessar entre as opções fornecidas. Um abraço e bons estudos!

  4. Francisco Mesquita Quadros disse:

    Desde que conheci os cursos oferecidos pela Fundação Telefônica Vivo, tenho participado de alguns e tenho gostado bastante, é muito bem elaborado e possui uma equipe pedagógica e tutoria altamente preparada para acompanhar e orientar seus alunos. Além do mais, é gratuito! Só não estuda quem não quer!

    1. aprendiz disse:

      Caro leitor,
      Muito obrigada por entrar em contato conosco e pelo interesse em nossos cursos online! Um abraço!

  5. Josineide Cavalcante da Silva disse:

    Bom dia.Participei do curso Escola para todos:inclusão de pessoas com deficiência, e encerrou no dia 26/07,porém tinha um informativo da secretaria da educação que o curso terminaria no dia 28/07.Assim, não finalizei as atividades.Como faço para entrar em contato com a formação vivo,especificamente ,um telefone do suporte técnico.

    1. aprendiz disse:

      Olá cara leitora! Obrigada pleo contato e interesse em nossos cursos online. Por favor, entre em contato acessando este: https://www.scolartic.com/contato-com-scolartic

  6. Maria Cecília da Silva Mattos disse:

    É a primeira vez que atuo nesta modalidade de formação, está sendo desafiador porém, estou começando a entender,participar e criar interesse para ampliar o conhecimento dentro da minha área de atuação constante.

    1. aprendiz disse:

      Olá, cara leitora!
      Muito obrigada por entrar em contato conosco e pelo interesse nos cursos oferecidos pela Fundação Telefônica Vivo! Abraços

  7. Ednéia Pires de Sousa disse:

    Bom dia!
    Fomos cadastrados pela nossa representação de ensino e gostaria de saber se é possível cadastrar novos professores, pois os mesmo chegaram após as inscrições. Peço uma orientação, somos do Estado de Rondônia e nossa cidade é São Francisco do Guaporé. Muito Obrigado!!!

    1. aprendiz disse:

      Olá cara leitora Ednéia! Muito obrigada por entrar em contato conosco e pelo interesse nos cursos oferecidos pela Fundação Telefônica Vivo! As inscrições podem ser feitas em nossa plataforma escolasconectadas.org.br/. Um abraço a todos de São Francisco do Guaporé e muito obrigada!

  8. Melquisedec Teixeira da Silva disse:

    Esses cursos são fundamentais para todos que trabalham na educação .

    1. aprendiz disse:

      Olá! Muito obrigada por entrar em contato conosco e pelo interesse em nossos cursos online! Abraços

  9. claudete de oliveira reis damasceno disse:

    OLÁ, ESPERO GOSTAR DOS CURSOS OFERECIDOS, TOMEI CONHECIMENTO ESSE MÊS, FIZ A MINHA INSCRIÇÃO. PARABÉNS PELA INICIATIVA DE APOSTAR NA EDUCAÇÃO.

    1. aprendiz disse:

      Olá, cara leitora! Obrigada pelo comentário e pela participação nos cursos. Sua opinião é muito importante para nós. Continue nos acompanhando!
      Abraços

  10. intel creed disse:

    gostaria de ministrar os cursos como faco?

    1. aprendiz disse:

      Olá, cara leitora! Obrigada pela mensagem.
      Por favor, envie um e-mail para contato@escolasconectadas.org.br. Em seguida, a equipe responsável entrará em contato com você

      Muito obrigada!

      Abraços

  11. Maria de Lourdes Guimarães Caetano disse:

    Boa tarde a toda essa equipe pedagógica.
    É a primeira vez que participo de um curso online numa dimensão bem maior.
    Estou iniciando,na certeza que me dará mais embasamento na área que ,hoje atuo: ” inclusão”
    Como professora desta preciso de abrir um leque, em meus conhecimentos, para que eu possa a cada dia buscar uma didática cada vez mais lúdica, prazerosa,na aplicação dos conteúdos.Creio que assim será mais proveitoso no conhecimento dos meus alunos.
    Em meu trabalho uso , primeiramente, a filosofia de D. Bosco : “Educar é questão de coração”.

    1. aprendiz disse:

      Olá, cara leitora Maria de Lourdes
      Obrigada pelo comentário.Sua opinião é muito importante para nós! Continue nos acompanhando!
      Abraços

      1. Soc Android disse:

        Qual o modelo de certificado? Tem histórico de conteúdo (aproveitamento-nota, temática e horas por assunto)? Seria interessante colocar o modelo no site. Hoje em dia não estão aceitando sem esses requisitos. Tem código de verificação de autenticidade? Telefone da instituição para contatar a validade do certificado? Obrigado!

        1. aprendiz disse:

          Olá!! Obrigada pela mensagem.
          Por favor, envie um e-mail para contato@escolasconectadas.org.br. Em seguida, a equipe responsável entrará em contato com você

          Muito obrigada!

          Abraços

  12. Maria de Lourdes Mancino disse:

    Quero informações sobre o certificado no final do curso. Como devo proceder?

    1. aprendiz disse:

      Olá!! Obrigada pela mensagem.
      Por favor, envie um e-mail para contato@escolasconectadas.org.br. Em seguida, a equipe responsável entrará em contato com você

      Muito obrigada!

      Abraços

  13. rose elaine cimero disse:

    ola ja fiz alguns como faço para retirar a certificação

    1. aprendiz disse:

      Olá!! Obrigada pela mensagem.
      Por favor, envie um e-mail para contato@escolasconectadas.org.br. Em seguida, a equipe responsável entrará em contato com você

      Muito obrigada!

      Abraços

Deixe uma resposta aqui