Escolas de Sergipe celebram chegada de kits tecnológicos

23 de abril de 2018

Projeto Aula Digital, parceria da Fundação Telefônica Vivo com o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria Estadual de Educação de Sergipe, entrega material tecnológico a gestores e educadores do Estado

Crianças e professores olham tablets do Aula Digital, lançado em escolas de Sergipe

No povoado Colônia de Sergipe, na zona rural de Indiaroba (SE), a 100 km de Aracaju, crianças da Escola Municipal Arquibaldo Mendonça de Araújo (EMAMA) cantam o hino da escola. Os alunos são nossa meta, nossos amigos e nosso amor, dizia um trecho da canção.

O hino transmite o espírito do projeto Aula Digital, que chega a Sergipe em mais uma etapa, pela parceria com o governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Educação (Seed) com a Fundação Telefônica Vivo.

Durante os dias 18,19 e 20 de abril, foram realizadas as entregas das maletas com equipamentos tecnológicos na EMAMA e, também na Escola Estadual General Calazans, na cidade de Nossa Senhora das Dores, a 72 km da capital. Uma solenidade para a expansão do projeto reuniu executivos da Fundação, prefeitos, secretários e gestores.

Os eventos marcaram o início da distribuição de kits tecnológicos nas escolas, com notebooks, tablets, projetor e tela de projeção, promovendo a personalização de aprendizagem e incrementando as oportunidades de inovação educacional junto aos educadores. Com a expansão do Aula Digital,  a rede passa a beneficiar 4.690 educadores e 129.444 alunos na região, no total de 469 escolas.

Inovação na prática

Após a apresentação do hino da escola e de cordel dos alunos da Escola Municipal Arquibaldo Mendonça de Araújo, o gestor Alexandre Santos disse que é uma grande felicidade participar do Aula Digital, pois os alunos precisam se inserir na realidade mundial tecnológica.

A professora Lourdes Fortuna Santos participou da formação e disse que a experiência a motivou, independentemente da chegada do kit tecnológico. “Aprendemos a inovar em sala e tornar a aula mais interessante, sem depender da tecnologia”, disse.

Mila Gonçalves, gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, celebrou a chegada do projeto à escola. “Sei que muitos dos atuais professores estudaram aqui. A escola está cumprindo sua função social de desenvolver a comunidade local”, disse a executiva.

Ela também lembrou a importância do engajamento dos educadores, alunos e pais. “A gente só consegue crescer se encontra parcerias como essa. Qual é o modelo correto de inovação? Não existe modelo correto. Existe a melhor maneira para a comunidade em que a escola está inserida”, disse.

Rubem Saldanha, gerente do projeto Aula Digital, afirmou que apesar da iniciativa estar presente em 23 países é um projeto local. “É no chão da escola que tudo acontece, respeitando todas as características de cada comunidade, dando a possibilidade de os alunos sonharem em acessar a faculdade, porque tudo começa no ciclo básico”.

O secretário de educação do município de Indiaroba, Ginaldo Lessa, comemorou a conquista. “É um sonho realizado, um anseio pela inovação e vontade de crescimento e acompanhamento do mundo moderno e atualizado. O que mais nos chamou atenção foi a formação que o projeto oferece. Os equipamentos são um complemento”, disse.

O prefeito de Indiaroba Adinaldo do Nascimento Santos, declarou que a formação como prioridade inicial é algo muito importante, pois fornecer equipamentos sem investir na capacitação não tem eficiência.

Amerio Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo
  • Professor Doutor Josué, secretário de educação de Sergipe, fala ao microfone durante lançamento do projeto Aula Digital, em Sergipe
    Professor Doutor Josué Modesto dos Passos Subrinho, secretário de educação de Sergipe
    Rubem Saldanha, gerente do projeto Aula Digital
  • Kits tecnológicos do projeto Aula Digital são entregues em Sergipe
  • Thiago Alves de Carvalho, presidente da Undime seccional Sergipe, fala ao microfone durante lançamento do projeto Aula Digital, em Sergipe
    Thiago Alves de Carvalho, presidente da Undime Sergipe
  • gestores, educadores e secretários lançamento do projeto Aula Digital, em Sergipe, posam para foto. Alguns vestem camiseta escrito Aula Digital

No dia 20, em evento realizado na Escola Estadual General Calazans, no município de Nossa Senhora das Dores, com a presença do secretário estadual de educação Josué Modesto, o gestor José Jeferson Moura Santos ressaltou outro aspecto positivo do projeto: a integração entre educadores da rede municipal e estadual.

“Se recebemos os mesmos alunos, por que não trabalharmos juntos? Além disso, estamos vivendo em uma era digital. As crianças estão conectadas o tempo todo e o trabalho pode começar em sala de aula”, declarou.

O prefeito do município Thiago de Souza Santos também comemorou. “Fica a missão de fazermos valer a pena esse investimento e garantir a igualdade de oportunidade e acesso à boa educação”.

Parceria

No dia 18, em encontro com prefeitos e secretários, Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, ressaltou a importância de se repensar o modelo tradicional de educação.

“Não é mais possível prender um aluno em sala de aula durante 4 horas, em uma aula expositiva, pois o mundo mudou. Muitas vezes o insucesso da educação é atribuído ao professor, mas a nossa visão é contrária. O educador é o ator mais importante do processo”.

Thiago Alves de Carvalho, presidente da Undime seccional Sergipe, ressaltou a importância de se garantir qualidade na educação. “Precisamos qualificar os professores, despertá-los e ligar a nossa escola com o que há de mais moderno, aproximando o aluno”.

Segundo ele, a universalização da educação básica não garantiu a qualidade, pois os alunos se sentem cada vez menos atraídos pela escola. “O grande debate não é mais o acesso, mas sim a qualidade. O projeto Aula Digital nos traz isso”, disse.

O Secretário Estadual da Educação, Professor Doutor Josué Modesto dos Passos Subrinho, disse que pretende multiplicar as boas ideias e projetos bem sucedidos, e utilizou as palavras chaves do Aula Digital como mote da gestão pública.

“Por uma feliz coincidência, as palavras inspirar, experimentar, personalizar e ir além que regem o Aula Digital, também são minhas diretrizes que espero imprimir na Secretaria de Educação do Estado”, comentou o secretário.

Um dos gestores que participou do encontro foi Gilson Correia Mariano, da EMEF Marechal Henrique Teixeira Lopes, que fica em Aracaju. A escola será contemplada a partir de 2018 e a conquista foi motivo de grande comemoração.

No ano passado, quando soube que o Aula Digital havia chegado a Sergipe, o gestor escreveu à Fundação demonstrando interesse em participar, pois a escola não havia sido selecionada pela Secretaria.

“Quando soube que a escola seria contemplada em 2018, fiquei extremamente feliz e emocionado. Tenho uma ligação muito forte com a tecnologia e quero me dedicar a esse tema no meu mestrado. A nossa escola fica em um bairro com histórico de grande violência e a minha meta é transformá-la em uma escola padrão. O projeto terá grande significado para nossa comunidade”.

• Alunos da escola Escola Municipal Arquibaldo Mendonça de Araújo (EMAMA), em Indiaroba (SE), uma das contempladas pelo projeto Aula Digital
    Escola Municipal Arquibaldo Mendonça de Araújo (EMAMA), em Indiaroba (SE)
  • Aluno da escola Escola Municipal Arquibaldo Mendonça de Araújo (EMAMA), em Indiaroba (SE), uma das contempladas pelo projeto Aula Digital
  • Gestores e educadores da Escola Municipal Arquibaldo Mendonça de Araújo (EMAMA), em Indiaroba (SE), uma das contempladas pelo projeto Aula Digital, posam para foto sorridentes
    Educadores da Escola Municipal Arquibaldo Mendonça de Araújo (EMAMA), em Indiaroba (SE)
    Mila Gonçalves, gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo
  • Mila Gonçalves, gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, e Rubem Saldanha, gerente do projeto Aula Digital, ao lado de gestores e educadores de Indiaroba
    Mila Gonçalves, gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, Rubem Saldanha, gerente do projeto Aula Digital, ao lado de políticos da cidade de Indiaroba, como o prefeito Adinaldo do Nascimento Santos.
  • Rubem Saldanha, gerente do projeto Aula Digital, apresenta o kit para gestores e educadores
    Rubem Saldanha, gerente do projeto Aula Digital, apresenta o projeto para gestores e educadores
  • Alunos da Escola Estadual General Calazans, na cidade de Nossa Senhora das Dores (SE), sentados prestam atenção em tablet do Aula Digital
  • Lançamento do Aula Digital na Escola Estadual General Calazans, na cidade de Nossa Senhora das Dores (SE),
    Mila Gonçalves, gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, e Professor Doutor Josué, secretário de educação de Sergipe, participam da entrega dos kits tecnológicos na Escola Estadual General Calazans ao lado do gestor José Jeferson Moura Santos
  • Entrada da Escola Estadual General Calazans, na cidade de Nossa Senhora das Dores (SE), que é uma das contempladas pelo Aula Digital
  • Alunos no pátio da Escola Estadual General Calazans, na cidade de Nossa Senhora das Dores (SE), é uma das contempladas pelo Aula Digital
    Escola Estadual General Calazans, na cidade de Nossa Senhora das Dores (SE)
  • Texto Alternativo Alunos no pátio da Escola Estadual General Calazans, na cidade de Nossa Senhora das Dores (SE)

O projeto Aula Digital

O Aula Digital, uma iniciativa global trazida para o Brasil pela Fundação Telefônica Vivo, tem o objetivo de facilitar o acesso a uma educação mais inovadora, dinâmica e inspiradora. O projeto valoriza a formação dos educadores e a experimentação de novas práticas pedagógicas, com ou sem uso de tecnologia.

Em 2017, ofereceu formação presencial continuada a mais de 1.500 educadores de 30 municípios de Sergipe, incluindo professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias. As formações ministradas pelo Instituto Paramitas, parceiro executor do projeto no Sergipe visam despertar o protagonismo do professor, ampliando seu repertório e desenvolvendo novas habilidades e competências junto aos alunos. O projeto também é realizado em Manaus.