A Fundação Telefônica definiu os finalistas do 6º Concurso Causos do ECA, que atua em prol dos direitos de crianças e adolescentes.

Fundação Telefônica anuncia finalistas do 6º Concurso Causos do ECA

A Fundação Telefônica definiu os finalistas do 6º Concurso Causos do ECA, promovido por meio do Portal Pró-Menino, que atua em prol dos direitos de crianças e adolescentes. No total, foram 20 selecionados dentre 1.196 trabalhos inscritos – um número recorde -, com histórias contadas por quem viveu ou presenciou situações em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) transformou vidas.

A partir de 1º de outubro, os internautas poderão votar na história finalista de sua preferência, através do www.promenino.org.br. Pela primeira vez, neste ano, haverá uma premiação por Júri Popular e o “causo” vencedor receberá R$ 10 mil.

Durante evento, a se realizar no dia 23 de novembro, serão premiadas as histórias inscritas em duas categorias: “ECA como instrumento de Transformação”, voltada para a divulgação de experiências gerais em que a aplicação do estatuto tenha impactado a vida de crianças e adolescentes; e “ECA na Escola”, destinada a promover histórias em que a lei tenha sido determinante para mudar uma situação na comunidade escolar. Será concedido prêmio de R$ 15 mil para os primeiros colocados de cada categoria; de R$ 10 mil, para os segundos e de R$ 5 mil para os terceiros lugares.

Os finalistas

São dez finalistas em cada uma das duas categorias. O Estado de São Paulo teve o maior número de selecionados, com cinco histórias, seguido do Rio Grande do Sul, com três, e do Espírito Santo, Ceará e Paraná, com duas, cada. Outros estados com finalistas com um “causo” são: Amapá, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal. Entre os temas mais abordados entre os finalistas, estão medidas socioeducativas, divulgação de projetos, saúde, direito à educação e articulação do SGDCA (Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente).

A escolha dos premiados será realizada por um corpo de jurados formado por pessoas atuantes na área da infância e juventude, da Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e da área de literatura. Dentre elas, quatro serão selecionadas pela coordenação do concurso para servirem de roteiro para a gravação de curtas-metragens, a serem lançados durante o evento de premiação. Os “causos” finalistas serão veiculados em uma publicação impressa e outra em meio digital.

O Concurso Causos do ECA é uma iniciativa da Fundação Telefônica, em parceria com a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e com o CEATS – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, da FIA (Fundação Instituto de Administração), e que é gestor do Portal Pró-Menino.

Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Fundação Telefônica anuncia finalistas do 6º Concurso Causos do ECA