Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

A Fundação Telefônica lança no portal Pró-Menino um especial sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Confira as novidades!

A Fundação Telefônica faz especial sobre o Sistema Único de Assistência Social no portal Pró-Menino

A Fundação Telefônica lança amanhã (11) no portal Pró-Menino um especial sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O conteúdo englobará uma série de atividades no decorrer de janeiro como vídeos, ilustrações, entrevistas, matérias, palestras em PowerPoint e um fórum tira-dúvidas. O SUAS é o sistema público que organiza os serviços socioassistenciais no Brasil, a partir de um modelo de gestão participativa e descentralizada, composto pelo poder público e pela sociedade civil.

 

Esse sistema começou a ser implantado no país há pouco mais de cinco anos e, desde então, muitas mudanças vêm ocorrendo na articulação do atendimento social nos estados e municípios. “Com isso, surgiram muitas dúvidas sobre seu andamento  e sobre suas consequências para o funcionamento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)”, adverte Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. Portanto – diz ele – o objetivo do especial do portal Pró-Menino (www.promenino.org.br) é promover um debate mais aprofundado sobre o processo de implementação do SUAS e compartilhar tais informações com os internautas.

 

O especial será renovado a cada semana durante todo este mês, trazendo sempre novos conteúdos. A partir de amanhã, já estarão no ar uma entrevista com a assistente social Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e um vídeo de uma palestra de Aldaiza Sposati, ex-secretária Municipal de Assistência Social de São Paulo e professora da PUC-SP.

 

Também haverá um fórum, a ser mediado por Maria do Rosario Corrêa de Salles Gomes, professora da Uniban-SP e especialista em políticas públicas de assistência social, por meio do qual os internautas poderão enviar perguntas sobre o tema. Ela responderá às questões, que serão selecionadas para publicação no especial, de modo a ajudar a esclarecer as dúvidas mais comuns a todos os leitores.

 

Nas semanas seguintes, o portal trará ainda, entre outros, uma entrevista com Arnaldo Rezende, da Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac), que aborda aspectos práticos da implementação do Suas a partir do processo realizado na cidade paulista, e diversos vídeos com palestras sobre o tema.

 

Sobre o Pró-Menino

O programa Pró-Menino da Fundação Telefônica busca garantir a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes, com ênfase especial ao Combate ao Trabalho Infantil. Uma de suas iniciativas é o portal Pró-Menino, que pretende contribuir para a garantia desses direitos por meio da disseminação da informação, do apoio a organizações que lidam com esta temática e da sensibilização da população em geral. A gestão executiva do portal é do Ceats/FIA – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, da Fundação Instituto de Administração. Conta atualmente com mais de 200 mil visitantes por mês.

 

Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Fundação Telefônica faz especial sobre o Sistema Único de Assistência Social no portal Pró-Menino
Fundação Telefônica faz especial sobre o Sistema Único de Assistência Social no portal Pró-Menino