“Aqui estou” é o tema da campanha que a Fundação Telefônica lançou com o objetivo de promover uma mobilização contra o trabalho infantil na América Latina.

Iniciativa da Fundação Telefônica busca combater o trabalho infantil

“Aqui estou” é o tema da campanha que a Fundação Telefônica lançou na Internet, com o objetivo de promover uma mobilização contra o trabalho infantil na América Latina, utilizando para isso as redes sociais. Por meio do site www.yodigoaquiestoy.com, a campanha foi primeiramente lançada na Colômbia e se espalhou por todo o continente, que já registra a participação de mais de 31 mil pessoas. Elas postaram suas fotos e assinaturas para unir-se à causa.

Com a adesão agora da Fundação Telefônica do Brasil, os internautas podem acessar a campanha de três maneiras: pelo site da instituição (www.fundacaotelefonica.org.br); por meio do portal Pró-Menino (www.promenino.org.br) ou, via Twitter, pelo http://twitter.com/FTelefonicaCo

A campanha combina aplicações virtuais com mensagens reais, fotos que convidam à reflexão e a manifestação de apoio para que crianças latino-americanas que vivem a realidade do trabalho infantil deixem de trabalhar e tenham mais oportunidades de estudar para ter um futuro melhor. Atualmente, 115 milhões de crianças estão expostas a trabalhos de alto risco em todo o mundo. Na América Latina, cerca de 14 milhões de crianças e adolescentes trabalham precocemente, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Com o programa Pró-Menino, a Fundação Telefônica vem contribuindo para a erradicação do trabalho infantil, beneficiando até o final de agosto de 2010 mais de 184.000 crianças, em 13 países da América Latina. No Brasil, mais de 9 mil crianças e adolescentes participam de projetos de combate ao trabalho infantil por meio do Pró-Menino.

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da ação social e cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social por meio da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Fundação Telefônica lança campanha contra o Trabalho Infantil na Internet