Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

A Fundação Telefônica desenvolverá uma série de atividades durante a 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda. Confira!

Marcamos presença na 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda

A Fundação Telefônica desenvolverá uma série de atividades durante a 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda -, que acontece entre 7 e 10 de dezembro, em Brasília. Por meio do Portal Pró-Menino (www.promenino.org.br), a instituição fará a transmissão on-line de todo o evento, que terá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura. A Fundação também participará dos principais acontecimentos da Cidade dos Direitos, um espaço de vivência dos princípios do Sistema de Garantias e Direitos, que será montado simultaneamente à conferência, no formato de uma mini-cidade.

A Conferência acontece a cada dois anos e tem caráter deliberativo, ou seja, governo, sociedade civil e Sistema de Garantia dos Direitos se reúnem para discutir e definir a política da infância e adolescência no país. O evento deverá ter uma delegação de 3.000 pessoas, entre professores, educadores sociais e mobilizadores comunitários.

Neste ano, com a instalação da Cidade dos Direitos, será possível criar um ambiente de participação e aprendizagem também para crianças e adolescentes. São esperados 600 delegados adolescentes para a conferência e cerca de 12 mil estudantes do ensino fundamental e médio das escolas de Brasília, especialmente convidados para as atividades de promoção dos direitos humanos que acontecerão no local.

Além da transmissão on-line, o Pró-Menino participará da programação do Cine Direitos com a veiculação do vídeo “O Melhor Lugar”, sobre violência doméstica. Na Biblioteca, o Portal disponibilizará 100 livros “Causos do ECA – Histórias de Todos Nós”, com histórias verídicas de transformação social em que o Estatuto da Criança e do Adolescente foi implementado de maneira correta.

Já no Espaço de Contação de História, o Portal Pró Menino realizará contações de três histórias diárias, baseadas na coleção de livros do “Concurso Causos do ECA”, com a finalidade de tornar concreta aos participantes a noção de direitos e deveres, por meio dos casos vividos e narrados pelos participantes. Enquanto isso, a Emissora de Rádio da Cidade dos Direitos disponibilizará “Causos” no formato de radionovelas para a programação.

Sobre o Pró-Menino

O Portal Pró-Menino é desenvolvido pela Fundação Telefônica em parceria com o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS), programa da Fundação Instituto de Administração (FIA). O principal objetivo é tornar os atores do sistema da garantia de direitos aptos a atuar na defesa dos direitos do público infanto-juvenil. O portal, criado há sete anos, contém conteúdos qualificados e recebe hoje cerca de 180 mil visitas mensais.

Sobre a Fundação Telefônica
Criada em 1999 com o objetivo de coordenar o investimento social do Grupo Telefônica no Brasil, a Fundação Telefônica completa 10 anos de atuação no País. Nesse período, mais de 500 mil pessoas foram beneficiadas direta ou indiretamente com os projetos de desenvolvimento social, que têm como eixos centrais a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes e a melhoria da qualidade da educação pública. Hoje, seus principais programas são o Pró-Menino e o EducaRede. A Fundação Telefônica mantém ainda os programas Arte & Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Fundação Telefônica tem participação especial na Conanda