Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

As histórias de Jéssica Pereira, que tem Síndrome de Down e comanda um restaurante, e da refugiada síria Joanna Ibrahim e seu espaço para gastronomia são as próximas atrações da série Pense Grande.doc, exibida pelo Canal Futura

Jéssica Pereira, que tem Síndrome de Down posa no balcão do Bellatucci Café na gravação do Pense Grande.doc, que aborda empreendedorismo jovem

Jovens que não medem esforços para assumir o comando de suas vidas. Seja conduzindo negócios inovadores, ou operando uma câmera para contar histórias inspiradoras. São eles as estrelas na série sobre empreendedorismo jovem Pense Grande.doc, uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura.

Todas as quintas-feiras, às 22h15, a série traz o case de sucesso de um jovem empreendedor. No dia 04/10, será contada a inspiradora história da chef de cozinha Jéssica Pereira, que tem Síndrome de Down e é dona do Bellatucci Café, um restaurante charmoso, famoso pelos bolos deliciosos e pelo nhoque de mandioquinha, especialidade da proprietária.

Além de comandar o próprio negócio, em parceria com a irmã e o cunhado, Jéssica ainda dá emprego para outros jovens com deficiência intelectual. “Minha família me dá muito apoio e fico feliz. Meu sonho é fazer faculdade de gastronomia, mas o que importa é eu ter minha família”, projeta Jéssica.

A responsável por acompanhar o dia a dia da empreendedora foi a jornalista Caroline Monteiro Araújo, que também produziu episódios da primeira edição do Janelas de Inovação, outro fruto de parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e Canal Futura para revelar iniciativas educacionais inspiradoras.

Em um momento em que a inclusão é tema urgente no Brasil, assim como são grandes as dificuldades de jovens para ingressar no mercado de trabalho, a jornalista espera que o relato sobre Jéssica sirva de inspiração para outros jovens. “É uma corrente de inspiração que não tem fim”, define Caroline.

Brasil de todos os povos

Outro episódio comovente do Pense Grande.doc será exibido na segunda quinta-feira do mês, dia 18/10, e acompanhará a jovem síria Joanna Ibrahim, criadora do projeto Open Taste, uma iniciativa que convida outros empreendedores refugiados a divulgarem sua cultura e seus negócios por meio da gastronomia.

A ideia de Joanna, que foi forçada a fugir da violência que tomou conta de seu país, é viabilizar a venda de produtos e serviços de estrangeiros que estejam na mesma situação.

 

Jovem cozinha no espaço do Open Taste destaque de doc sobre empreendedorismo jovem. Ela está cortando alimentos e usa um turbante na cabeça

 

Quem traduziu essa jornada para a tela foi a estudante Isabella Rabello, de Ilhéus (BA). Assim como os outros jovens responsáveis pelos 26 episódios da série, Isabella participou do programa Geração Futura Universidades Parceiras, que promove oficinas formativas de audiovisual.

Sobre o Open Taste, a realizadora enfatiza que viveu momentos cheios de emoções e surpresas, com muitos relatos de superação e recomeço. “Um dos momentos mais tocantes foi o depoimento de um casal venezuelano. Carlos veio porque era perseguido político em seu país. Sua esposa, Mari, chegou aqui após um ano. Ela nos contou, emocionada, como foi recebida e sobre outras mulheres que conheceu na mesma situação. Foram momentos que tornaram as gravações muito especiais”, disse Isabella.

Protagonismo em alta

O Pense Grande.doc é um programa com linguagem inovadora, com histórias de empreendedorismo jovem contada por outros jovens. A apresentação da série não poderia ser diferente, comandada pela atriz e cantora carioca Lellêzinha, de 21 anos, empreendedora das artes que começou a ter popularidade no Dream Team do Passinho.

A proposta da série é agregar no processo formativo de novos empreendedores. Segundo a pesquisa Juventude Conectada – Edição Especial Empreendedorismo, lançada pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com IBOPE Inteligência e Rede Conhecimento, quase metade dos 400 entrevistados concordam que o empreendedor orienta e ensina pessoas ao seu redor. Ao mesmo tempo, eles desejam ter mais referências na busca por esse caminho. Confira aqui o estudo completo.

Além da exibição no Canal Futura, os curtas também ficarão disponíveis no canal do Youtube da Fundação Telefônica e no Futura Play. Também é possível acessar curiosidades de bastidores e mais informações no site pensegrandedoc.org.br.

Inclusão e refugiados são temas de série sobre empreendedorismo jovem
Inclusão e refugiados são temas de série sobre empreendedorismo jovem