Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade


A Fundação Telefônica promove, nesta quarta-feira, dia 15, o Seminário Fundação Telefônica de Inovação Educativa. Durante o evento, serão apresentados os resultados de uma pesquisa sobre inovação em educação com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), realizada pela Fundação, em parceria com o IDIE – Instituto para o Desenvolvimento e a Inovação Educativa, da OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O estudo foi realizado em âmbito nacional, junto à educação formal brasileira nas esferas pública e privada, no ensino básico (fundamental e médio), envolvendo as telas digitais – TV, Internet, celular e videogame.
Serão apresentados quatro projetos considerados de vanguarda pelos critérios da pesquisa. São eles: Cartografias de Sentidos nas Escolas, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte; Fractal Multimídia: objetos de aprendizagem, do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, de Petrópolis, no Rio de Janeiro; Experimentação remota como suporte a ambientes de ensino-aprendizagem, desenvolvido em Araranguá, pela Universidade Federal de Santa Catarina; e Olimpíadas de Jogos Educacionais, da empresa Joy Street em parceria com o Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife e pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco.
Pela manhã, ocorrerá a apresentação da pesquisa e, à tarde, serão realizadas duas mesas redondas, com oito cases inovadores, os quatro identificados pela pesquisa, mais a rede social Minha Terra e o Grupo Educar na Cultura Digital, realizados pelo programa EducaRede, da Fundação Telefônica; e os projetos Wikimapa e Minha Vida Móbile, apoiados pela Vivo. Para encerrar, a cantora Malu Magalhães fará um pocket show.
 O evento acontecerá entre 9h30 e 18h, no auditório da Telefônica, à rua Martiniano de Carvalho, 851, São Paulo.
 As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pelo hotsite do evento: www.inovacaoeducativa.com.br, por meio do qual também será realizada transmissão ao vivo. No Twitter, será possível acompanhar as discussões pela hashtag #FTinovadores.

Inovação educativa em discussão no Seminário promovido pela a Fundação Telefônica no dia 15/06.
Inovação educativa em discussão no Seminário promovido pela a Fundação Telefônica no dia 15/06.