Janelas de Inovação: como a gestão compartilhada com estudantes e pais transformou a Amorim Lima

31 de outubro de 2017
Série Janelas de Inovação, da Fundação Telefônica Vivo, conta história da EMEF Amorim Lima, em São Paulo

Pautada na educação integral e na valorização da comunidade, EMEF de SP está entre as 178 mais inovadoras do país

No 28º episódio da série Janelas de Inovação, produzida pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o canal Futura, é possível descobrir como a EMEF Desembargador Amorim Lima, escola sem divisão por série e sem aulas tradicionais, mantém-se há 20 anos como uma referência de ensino em todo o Brasil.

Pautada pela educação integral, a Amorim Lima, localizada na zona sul de São Paulo, é uma das seis escolas apoiadas pela Fundação no programa Inova Escola, desde 2013. Foi uma das primeiras do Brasil a inovar na área, em um processo iniciado em 1998 e inspirado na Escola da Ponte, de Portugal.

A transformação começou arrancando as grandes e nunca mais parou, estimulando inclusive outras escolas, como a EMEF Campos Salles, também da capital paulista e outra integrante do Inova Escola.

O episódio apresentado na última quinta-feira (26) do Janelas de Inovação mostrou como foram as mudanças e como a Amorim Lima valoriza o estudante e os pais em seu dia a dia. Depois das grades, que abriram a escola para comunidade, foram as paredes das salas que saíram, dando lugar a amplos espaços para turmas multisseriadas, nas quais grupos de até cinco alunos, orientados pelos educadores, traçam os próprios roteiros de pesquisa e aprendizagem.

Autonomia, respeito e responsabilidade são palavras incorporadas ao cotidiano, no qual a gestão do espaço escolar é dividida entre educadores, estudantes e pais. Essa fórmula, aliada à inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no projeto pedagógico, parece ser um dos segredos que levaram a EMEF a ser considerada uma das 178 mais inovadoras do país, segundo o Mapa da Inovação e Criatividade, do Ministério da Educação (MEC).

Para conhecer melhor a EMEF Amorim Lima, assista ao episódio. A série Janelas da Inovação é exibida toda quinta-feira, às 22h, no canal do Youtube da Fundação e no Canal Futura. Os documentários já exibidos estão disponíveis no site da Fundação Telefônica Vivo.

Janelas de Inovação
Exibição: quintas-feiras, às 22h, no Canal Futura
Reprises: Domingo, às 7h45 e segunda-feira, às 10h30
Duração: 15 min
Classificação: LIVRE

 

Leia também:



Deixe uma resposta aqui