Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

No 17º episódio da série Janelas de Inovação, a escola de Águas de São Pedro (SP) mostra importância de ouvir estudantes durante o projeto pedagógico

Janelas de Inovação, da Fundação Telefônica Vivo. Episódio da EMEF Maria Luíza Fornasier Franzin

Escola de Águas de São Pedro (SP) mostra importância de ouvir estudantes durante o projeto pedagógico

No 17º episódio da série Janelas de Inovação, parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura, você vai descobrir como a EMEF Maria Luíza Fornasier Franzin, localizada no segundo menor município do Brasil, tornou-se referência no país. A escola, única da cidade de Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, é a responsável por conquistar para a cidade de cerca de 3 mil habitantes o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Educação.

Quer saber como? Ouvindo os estudantes e aliando o que eles gostam de fazer ao que eles precisam aprender. Valendo-se da educação integral e das tecnologias digitais, como tablets e até mesmo os celulares dos alunos, para promover uma formação diversificada.

No episódio, será possível seguir os passos de Catarina, aluna de uma outra escola, um pouco diferente, e ver quais são as suas impressões diante das várias possibilidades oferecidas pela Maria Franzin. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella nos acompanha nessa jornada, mostrando sua visão sobre o que separa a velha da nova escola no país.

Inova Escola

A EMEF Maria Luíza Fornasier Franzin faz parte do programa Inova Escola, fruto de uma parceria iniciada em 2014 entre a Fundação Telefônica Vivo e a Secretaria Municipal de Educação de Águas de São Pedro. O projeto concedeu à escola 400 tablets e notebooks para potencializar e criar novas metodologias de aprendizagem.

As transformações visam tornar o professor um mediador do processo de aprendizagem, consolidar as práticas pedagógicas digitais, desenvolver competências do século XXI, promover a autonomia de alunos e educadores e também a adoção de novas metodologias. Entre elas, a cultura maker.

Para conhecer melhor a EMEF Maria Franzin e seus avanços, assista ao episódio sobre a escola, que vai ao ar dia 10 de agosto. A série Janelas da Inovação é exibida toda quinta-feira, às 22h, no canal do Youtube da Fundação e no Canal Futura. Os documentários já exibidos estão disponíveis no site da Fundação Telefônica Vivo.

Janelas de Inovação conta como a EMEF Maria Franzin chegou ao melhor IDH