Janelas de Inovação conta como a EMEF Maria Franzin chegou ao melhor IDH

10 de agosto de 2017
Janelas de Inovação, da Fundação Telefônica Vivo. Episódio da EMEF Maria Luíza Fornasier Franzin

Escola de Águas de São Pedro (SP) mostra importância de ouvir estudantes durante o projeto pedagógico

No 17º episódio da série Janelas de Inovação, parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura, você vai descobrir como a EMEF Maria Luíza Fornasier Franzin, localizada no segundo menor município do Brasil, tornou-se referência no país. A escola, única da cidade de Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, é a responsável por conquistar para a cidade de cerca de 3 mil habitantes o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Educação.

Quer saber como? Ouvindo os estudantes e aliando o que eles gostam de fazer ao que eles precisam aprender. Valendo-se da educação integral e das tecnologias digitais, como tablets e até mesmo os celulares dos alunos, para promover uma formação diversificada.

No episódio, será possível seguir os passos de Catarina, aluna de uma outra escola, um pouco diferente, e ver quais são as suas impressões diante das várias possibilidades oferecidas pela Maria Franzin. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella nos acompanha nessa jornada, mostrando sua visão sobre o que separa a velha da nova escola no país.

Inova Escola

A EMEF Maria Luíza Fornasier Franzin faz parte do programa Inova Escola, fruto de uma parceria iniciada em 2014 entre a Fundação Telefônica Vivo e a Secretaria Municipal de Educação de Águas de São Pedro. O projeto concedeu à escola 400 tablets e notebooks para potencializar e criar novas metodologias de aprendizagem.

As transformações visam tornar o professor um mediador do processo de aprendizagem, consolidar as práticas pedagógicas digitais, desenvolver competências do século XXI, promover a autonomia de alunos e educadores e também a adoção de novas metodologias. Entre elas, a cultura maker.

Para conhecer melhor a EMEF Maria Franzin e seus avanços, assista ao episódio sobre a escola, que vai ao ar dia 10 de agosto. A série Janelas da Inovação é exibida toda quinta-feira, às 22h, no canal do Youtube da Fundação e no Canal Futura. Os documentários já exibidos estão disponíveis no site da Fundação Telefônica Vivo.

Janelas de Inovação
Exibição: quintas-feiras, às 22h, no Canal Futura