Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Chegada de internet e tablets promoveu revolução e tornou escola a primeira 100% conectada do Nordeste

Alunos participam de aula de robótica na Escola Manoel Domingos, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Unidade é retratada no programa Janelas de Inovação, parceria da Fundação Telefônica com o Canal Futura

Chegada de internet e tablets promoveu revolução e tornou escola a primeira 100% conectada do Nordeste

O 14º episódio da série Janelas de Inovação, realizada em parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura, conta a história da Escola Municipal Manoel Domingos, localizada no município de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.

O documentário mostra como a tecnologia rompeu o isolamento da unidade, localizada na zona rural, e a transformou na primeira escola 100% digital do Nordeste, sendo também a primeira na região a receber o projeto Escolas Rurais Conectadas, em 2016.

Hoje, com internet 4G dentro e fora de seus muros e praticamente um tablet por aluno, a Manoel Domingos é uma referência nacional em inovação e está entre as escolas apoiadas pela Fundação Telefônica Vivo no programa Inova Escola.

O caminho trilhado para colher os bons resultados foi aliar os novos recursos digitais ao projeto pedagógico, estimulando estudantes, educadores, pais e conectando-se ainda à cultura local.

A nova estrutura possibilitou o contato com disciplinas como robótica e programação, sem deixar de lado a tradição da comunidade, que passou a participar mais da escola por meio de atividades como a horta comunitária e a produção de um jornal com histórias de moradores.

Os educadores, por sua vez, são capacitados por especialistas do Centro de Estudos Avançados de Equipe de Recife (CESAR), para que possam aproveitar o máximo do potencial que a conectividade oferece. A escola recebe ainda suporte do Núcleo de Tecnologia Municipal, um espaço de promoção à informática e apoio multimídia.

Na Manoel Domingos, o uso da tecnologia digital permite que os estudantes e educadores tenham acesso a conteúdo interativo em todo o ambiente escolar, usando metodologias como as Ilhas do Saber: um circuito de aprendizagem organizado nos eixos de Medição Docente (espaço da professora), Leitura, Escrita, Game e Produção Autoral.

As salas são mutisseriadas, o que permite que a professora divida os grupos da maneira mais conveniente – seja por série, nível de aprendizagem ou faixa etária. Essa organização em grupo estimulou a cooperação entre os alunos, a pesquisa e a autonomia, reduzindo também as brigas nos intervalos e melhorando a disciplina.

Todos esses são frutos de um projeto que aproximou a escola da comunidade e com o resto do país, tornando a Manoel Domingos um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade. Os estudantes agora podem vislumbrar novas possibilidades de futuro e de carreira.

A série Janelas da Inovação vai ao ar toda quinta-feira no Canal Futura, às 22h, e os documentários já exibidos estão disponíveis no site da Fundação Telefônica Vivo. O episódio sobre a Escola Municipal Manoel Domingos será exibido no dia 20 de julho.

Janelas de Inovação mostra como a Escola Manoel Domingos rompeu isolamento com tecnologia
Janelas de Inovação mostra como a Escola Manoel Domingos rompeu isolamento com tecnologia