Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Empreendimentos destacados no programa Pense Grande e orientados a trabalhar com a agenda das Nações Unidas defenderam igualdade de gênero, cuidados com idosos, política, saúde mental e acessibilidade

Na imagem, todos os participantes do Demoday, entre alunos, educadores, familiares e organizadores, aparecem de braços abertos, em volta de um totem com logo do programa Pense Grande

Centenas de pés batiam ritmados no chão do auditório da ETEC Sebrae, na região central de São Paulo, onde acontecia o Demoday 2018, evento que encerra o ciclo do programa Pense Grande e premia os empreendimentos de destaque de jovens de ETECs do Estado.

Assim que o primeiro lugar foi anunciado, os tambores improvisados se transformaram em gritos, aplausos e choro. O grupo Women Work, que propõe uma plataforma para conectar mulheres a oportunidades de emprego, conquistou o bicampeonato para a ETEC Prof. André Bogasian, de Osasco. “A gente veio de uma escola muito humilde e nos esforçamos muito durante todo o processo”, diz emocionada Giovanna Godinho, de 16 anos.

O segundo lugar foi para a equipe da ETEC Dr. Julio Cardoso (Franca-SP) e o conceito inovador do TIPMES, aplicativo que dispara alerta por meio de um colar e garante mais autonomia a idosos e pessoas sob cuidados especiais. “Recebemos auxilio de nosso professor Washington sobre a programação. Juntamos fundos, vendemos até amendoim na escola para conseguir arcar com os custos do primeiro protótipo. Agora ele está em fase de programação e finalização”, contou o aluno Leonardo Faleiros.

Por terem surpreendido e se destacado nos pitches, três projetos dividiram o terceiro lugar. O Livrentura, da ETEC Julio de Mesquita, com criação de uma livraria móvel com apoio de um aplicativo para vender livros adaptados em braile e incluir deficientes visuais. O 4 Estações, da ETEC Cidade Tiradentes, por um aplicativo que traz bem-estar mental com compartilhamento de experiências, práticas de relaxamento e meditação, além de dicas de exercícios físicos. E, finalmente o Politeia, da ETEC Prof. Camargo Aranha, por uma plataforma online que rastreia e compartilha dados públicos de políticos brasileiros.

 

Na imagem, nove integrantes do Women Work, grupo vencedor do Demoday 2018, posam em volta de totem do programa Pense Grande

A premiação coroou o fim da 4ª edição do Pense Grande, que teve a participação de alunos de 31 ETECs e Fatecs espalhadas pelo estado de São Paulo. Foram 60 horas de formação, com 14 oficinas e 192 empreendimentos criados, dos quais 18 foram mostrados pelos jovens na etapa final à banca julgadora por meio de pitches, apresentações de cinco minutos que resumem com objetividade os projetos.

.Rubem Saldanha, gerente de programas sociais da Fundação Telefônica Vivo, definiu o Demoday 2018. “O momento de celebração nunca reflete toda a caminhada, é uma fotografia. Mas a fotografia é muito bonita, porque dá para ver o brilho nos olhos, a determinação, o senso de responsabilidade e o frio na barriga”.

 

Experiência única

Protagonismo e resiliência são os maiores aprendizados para quem participa do Pense Grande, defende o professor Gislayno Monteiro, do Centro Paula Souza, parceiro ao lado da Impact Hub na execução do programa da Fundação Telefônica Vivo. “Os alunos que passam por essa formação aprendem a ser protagonistas de suas vidas e agentes de mudança, além de adquirirem competências técnicas e socioemocionais que farão toda a diferença quando ingressarem no mercado de trabalho”, afirma.

Na imagem, quadro de facilitação gráfica resume a primeira parte do Demoday 2018, com caricaturas das apresentadoras e de representantes do programa Pense Grande

Na imagem, quadro de facilitação gráfica resume com ilustrações todos os projetos apresentados durante o Demoday 2018

 

Para a diretora Sônia Espindola, da ETEC Prof. André Bogasian, a metodologia do Pense Grande transformou a instituição, de onde saiu o empreendimento vencedor, ao engajar os alunos em causas sociais. “Esse é o segundo ano do projeto na nossa escola e eu posso dizer que o impacto sobre os adolescentes é muito forte. Eles levam muito a sério e encaram os desafios com responsabilidade”, afirmou, ainda emocionada pela conquista de seus estudantes.

 

Turbilhão de emoções no Demoday 2018

No Demoday não faltaram ansiedade, euforia e nervosismo, especialmente pela missão de fazer pitches de apenas 5 minutos a jurados qualificados. Orientados a explorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, os grupos criaram soluções que visam combater assédio, reduzir desperdícios, desmistificar transtornos mentais e promover sustentabilidade.

“Não sei descrever o que é estar aqui. Faço teatro há três anos e nunca tinha ficado tão nervosa quanto fiquei na frente dos jurados. Minhas pernas estavam tremendo”, descreveu Raíssa Stephan, de 16 anos, do grupo da ETEC Juscelino Kubitschek, de Diadema, que criou o Projeto Reverse para diminuir o desperdício de hortaliças.

Entre uma rodada e outra de apresentação dos grupos, foram reconhecidas iniciativas de destaque em categorias como Melhor Uso da Tecnologia, Parcerias e Melhor Jornada Empreendedora. O grupo de Raíssa ficou com o título de Melhor Influenciador Digital, por ter postado nada menos que 734 fotos com a hashtag oficial do evento.

 

Na imagem, a estudante Cecília Ribeiro de Almeida, de 15 anos, aparece em pé com microfone na mão e sorrindo durante apresentação do projeto dela, o 4 Estações

Cecília Ribeiro de Almeida, de 15 anos, protagonizou um dos pontos altos do dia. Ela emocionou a todos com um relato pessoal sobre as dificuldades de portadores do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), o que a motivou a criar, sozinha, o aplicativo 4 estações.

“Não teve uma noite em que não fiquei trabalhando no projeto. Sei onde o problema está, por isso estou muito motivada a seguir com o projeto. Tenho muito carinho pelo o que estou fazendo”, declarou a estudante da ETEC Cidade Tiradentes, em São Paulo, que ficou entre os contemplados em 3º lugar.

O legado do Pense Grande dura muito mais que o período formativo e garante prêmios maiores que os distribuídos no Demoday, como enfatiza Rubem Saldanha: “talvez os negócios não virem, talvez eles não sejam empreendedores no futuro, mas o que esses jovens aprenderam durante o Pense Grande, levam para o resto da vida”.

 

Box traz informações sobre os vencedores do Demoday 2018: projeto Women Work, em 1º lugar; projeto Tipmes, em 2º lugar, e os projetos 4 Estações, Livrentura e Politeia em terceiro lugar

 

Jovens de ETECs mostram engajamento social no Demoday 2018
Jovens de ETECs mostram engajamento social no Demoday 2018