CDD na Web: jovens apostam na comunicação para mostrar que comunidade de Cidade de Deus, no Rio, não tem apenas violência

Fundadores do CDD na Web

Grupo aposta na comunicação para mostrar que bairro do Rio não tem apenas violência

Como é possível mudar a minha comunidade? Provavelmente, muitas pessoas se fazem essa pergunta. A vontade de transformar algo no local em que vivemos é comum e, na maioria das vezes, necessária. Infelizmente, os problemas não são tão fáceis de se resolver em alguns locais, mas com um empurrãozinho é possível dar os primeiros passos.

Um exemplo disso é a iniciativa de Noemy Farneze, Rafael Melo, Joyce Veloso e Lindeberg Silva. O grupo nasceu em 2015 para mudar a realidade da comunidade Cidade de Deus, bairro da Zona Oeste do Rio, que ficou famoso depois de dar nome a um dos maiores sucessos do cinema nacional.

Ação online e off-line A 2ª edição da pesquisa Juventude Conectada, realizada em 2015 pela Fundação Telefônica Vivo, mostra que 28% dos jovens entrevistados em todo o Brasil já participaram de manifestações nas ruas. Um total de18% vestiram camisetas em defesa de alguma causa e 10% participaram de greves. O levantamento mostra ainda que um quinto dos 1440 jovens consultados criou eventos para mobilização, postou vídeos ou fotos de autoria própria.

Com idades entre 20 e 27 anos, os jovens integrantes utilizam a internet como ferramenta de transformação local. A vontade de unir ideias apareceu quando os quatro estudavam juntos em um curso de design. Lá, a turma foi desafiada a criar um site, mas a proposta acabou não vingando. Mesmo assim, eles seguiram em frente com o projeto após o término do curso. E assim nasceu o CDD na Web.

De pouco em pouco, a iniciativa começou a ganhar vida. Primeiro, com uma página no Facebook. Depois, com o tão esperado portal de notícias sobre a Cidade de Deus. Mas o que existe no portal CDD na Web? Bom, existe muita coisa bacana. Com o objetivo de levar informação aos moradores, Noemy e seus amigos pensaram em um serviço que reunisse notícias, eventos, arte, oportunidades de trabalho e cursos. Todo conteúdo é pautado pelos acontecimentos do bairro.

Para Noemy, que fala com orgulho em nome de todos os integrantes, o CDD na Web foi pensado para ir além de um portal informativo. Ele é resultado da luta para tirar os jovens do cenário violento que existe na região, trazendo as iniciativas e oportunidades interessantes que existem ali, como oficinas de artes, vagas de emprego e grupos de discussão.

Equipe do CDD na Web (a partir da esquerda): Lindeberg Silva, Noemy Farneze, Rafael Melo e Joyce Veloso.

O objetivo é mostrar que é possível ter uma vida saudável, com estudo e diversão, apesar do cotidiano difícil, marcado por tiroteios e operações policiais. “Nosso objetivo é conversar com os leitores, principalmente com os mais jovens, trazendo à tona temas como educação e cidadania. A violência existe porque não existe diálogo e informação”, acredita Noemy. “Para nossa felicidade, o retorno é muito bom. Os moradores mandam mensagens na nossa página e elogiam nosso trabalho”, completa.

Segundo a jovem, encontrar patrocinadores para o portal é sempre uma prioridade, pois são essas parcerias que fazem o projeto seguir em frente. Essa visão, diz ela, foi construída depois da participação do grupo na etapa de incubação do Pense Grandeprograma de apoio a jovens empreendedores da Fundação Telefônica Vivo. “Foi uma experiência surreal. Nós só queríamos fazer, não sabíamos bem como. O Pense Grande nos deu uma bagagem maior e nos ajudou a colocar o projeto em prática. As assessorias e as imersões foram incríveis”, lembra.

E o Pense Grande 2017 segue disseminando a cultura do empreendedorismo social por todo o país. As próximas atividades de formação com os jovens acontecem nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio, nas ETECs Zona Sul e Abdias do Nascimento. Já as próximas capacitações com os Voluntários Telefônica, que atuam como formadores no Pense Grande, serão nos dias 11 de maio e 31 de maio. Clique e saiba mais sobre como funciona o Programa Pense Grande.

Estudantes usam site e redes sociais para levar informação à Cidade de Deus, no Rio