Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Conceição de Coité reuniu mais de 400 professores na Jornada Pedagógica

Grupo de pessoas em pé em frente a um banner onde se lê “Jornada Pedagógica”. Uma moça de macacão branco está falando ao microfone.

Mais de 400 educadores participaram da Jornada Pedagógica de Conceição do Coité (BA), município de 68 mil habitantes a 226 quilômetros de Salvador. Em 2018, o conteúdo do evento, realizado entre os dias 6 e 8 de fevereiro, foi preparado pelo programa Inova Escola, em uma parceria da Fundação Telefônica Vivo com a Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo encontro. O tema deste ano foi “Criatividade e Inovação, Construindo a Escola do Século XXI”.

Cinco turmas já haviam participado da formação do projeto da Fundação Telefônica Vivo em 2017. Na edição de 2018, três novas turmas fizeram o módulo introdutório durante o próprio evento, vivenciando a metodologia do Design Thinking como ferramenta para solução dos desafios encontrados nas unidades escolares.

O encontro também promoveu a reflexão a respeito das possibilidades de atuação do educador no módulo denominado “Papel do Professor”. No módulo “Personalização”, foi incentivada a vivência de possibilidades de personalização do processo de aprendizagem.  As duas formações reuniram mais sete turmas.

Além dos professores, estiveram presentes o prefeito Francisco de Assis Alves dos Santos, a vice-prefeita Genivalda Pinto da Silva, o presidente do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) José Hamilton Batista Cardoso, a professora da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) Gelcivânia Mota e a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte Perpétua Maria Boaventura Sampaio.

De acordo com Perpétua, as coordenações das escolas já notaram uma transformação no desempenho dos professores, que levaram novas ideias para o planejamento das escolas, baseadas nas atividades e técnicas da formação. “Toda a rede de ensino, que conta com 629 educadores, foi convidada a participar da jornada”, disse a secretária.

“Faço questão que todos os educadores sejam convidados, pois não há resultado quando formamos apenas uma parcela. Só se faz educação pública eficiente e de qualidade se juntos tivermos um objetivo comum e um planejamento bem feito”, completou.

 

Inova Escola

Desde 2013, o programa Inova Escola tem como foco superar os desafios para o desenvolvimento de uma educação de qualidade  e de uma sociedade mais justa e sustentável no Brasil.

Unindo-se a sete escolas inovadoras de diversas regiões do país, o programa incentiva o uso de tecnologias digitais em seus modelos de ensino e aprendizagem. Disponibiliza também incremento da infraestrutura tecnológica, propostas personalizadas e contextualizadas de ensino, capacitações e acompanhamento dos educadores em suas atividades em aula.

Município da Bahia recebe formação do Inova Escola
Município da Bahia recebe formação do Inova Escola