Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Professor, conheça plataformas digitais que vão ampliar seu conhecimento como educador e ainda estimular o aprendizado dos alunos

Crianças em frente ao computador olhando para o expectador

Professor, conheça plataformas digitais que vão ampliar seu conhecimento como educador e ainda estimular o aprendizado dos alunos
Planejar o ano letivo é um desafio e tanto para educadores. Repensar o ensino de forma próxima à realidade dos alunos, sem fugir da proposta pedagógica da escola é um exercício constante.
Com o objetivo de ajudar nessa missão, a Fundação Telefônica Vivo disponibiliza algumas plataformas e ferramentas gratuitas. São diversas opções para educadores investirem sem medo nas novas tecnologias tornando-as verdadeiras aliadas.
As propostas englobam desde aulas dedicadas a uma área de conhecimento ou temática específica – como biologia, matemática ou produção de texto – até cursos voltados para formação continuada do educador. Por meio das plataformas digitais de ensino-aprendizagem é possível investir em capacitação profissional de professores e ainda contribuir diretamente para o desenvolvimento dos estudantes.
Uma aula diferente e surpreendente aos alunos é possível, e as indicações abaixo são verdadeiras inspirações para aliar a tecnologia e projeto pedagógico:

Plataforma Escola Digital A Escola Digital é resultado de uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e os institutos Natura e Inspirare. Ela agrega mais de mais de 12 mil objetos de aprendizagem (ODAs), como games, vídeos, e-books, infográficos, animações e simuladores que podem ser utilizados por professores e alunos. Organizados por série, tema, tipo de mídia, idioma e nível de acessibilidade para pessoas com deficiência, é possível filtrar todo esse conteúdo por tipos de mídia, disciplina, etapas, anos e modalidades de ensino. Para auxiliar os educadores são disponibilizados ainda planos de aulas que apresentam sugestões de conteúdos. Também é possível criar grupos entre professores e alunos para compartilhar os objetos de aprendizagem e, assim, apoiar estudos online e trocas de experiências. Além de todas essas ferramentas, a Escola Digital oferece aos educadores um curso gratuito à distância de 40 horas, dividido em quatro módulos e certificado pelo Ministério da Educação (MEC).

Escolas Conectadas A plataforma oferece cursos gratuitos com conteúdos e metodologias inovadoras, além de cultura digital, práticas pedagógicas diferenciadas e o auxílio da tecnologia nas atividades para educadores de áreas urbanas e rurais em larga escala. Mais de 5.000 professores participaram de cursos em 2016, e as inscrições para este ano estão abertas a qualquer educador, independentemente da disciplina ou nível de experiência. É preciso apenas ter acesso a computador e à internet. Inscreva-se!

Programaê O Programaê é um portal agregador de ideias, criado pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Fundação Lemann, que contempla soluções e dicas para aproximar a programação do cotidiano de jovens de todo o Brasil. A plataforma, completamente interativa, permite que o usuário escolha sua própria trilha de conhecimento, dentro das categorias web, aplicativos ou games. O portal é também um dos organizadores da Hora do Código no Brasil, um movimento global criado pela Code.org que incentiva pessoas que nunca tiveram contato com programação a praticar uma hora por dia, durante uma semana – realizando atividades sozinhas, em família ou com amigos.

Na volta às aulas, inove com criatividade e tecnologia
Na volta às aulas, inove com criatividade e tecnologia