Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

A energia é primordial para o desenvolvimento econômico, por isso líderes vêm discutindo sobre formas de energias renováveis. Conheça suas vantagens!

Conheça as vantagens e a importância das energias renováveis

A energia é primordial para o desenvolvimento econômico, por isso líderes mundiais e organizações não-governamentais vêm discutindo sobre formas alternativas e renováveis, que também reduzam a emissão de dióxido de carbono e outros gases que contribuem para o aquecimento global.

Um estudo feito pela McKinsey, um das mais respeitadas consultorias do mundo, mostrou que há alternativas para reduzir em 70% a emissão dos gases causadores do efeito estufa até 2030, o que limitaria o aumento da temperatura global em apenas 2º C, desde que haja o comprometimento e a ação imediata das 21 regiões globais, entre elas o Brasil. Segundo o estudo, a solução está na diminuição da demanda por eletricidade – por meio de uma eficiência energética –, no uso de energias renováveis (eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas), e na reciclagem das práticas agrícolas, que são grandes responsáveis pelo atual desmatamento tropical. Todas estas ações diminuiriam as taxas mundiais de emissão de carbono.

De acordo com a consultoria, as mudanças são surpreendentemente acessíveis do ponto de vista financeiro. Os gastos para se chegar à redução de 70% da emissão do carbono serão de, aproximadamente, 810 bilhões de dólares até 2030, o que equivale a 6% dos investimentos totais destinados às questões globais anuais.

O tempo é o grande inimigo desta mudança. A pesquisa divulgou que é imprescindível que as primeiras ações globais já apareçam em 2010, não só porque um atraso anual significa mais um ano de emissão desenfreada de carbono, mas também porque quanto mais tempo passa, mais nossas indústrias se tornam dependentes da economia de alto carbono.

Vantagens das Energias Renováveis
– Aumentam a diversidade da oferta de energia;
– Asseguram a sustentabilidade da geração de energia em longo prazo;
– Reduzem as emissões atmosféricas de poluentes;
– Criam novas oportunidades de empregos nas regiões rurais, oferecendo oportunidades para fabricação local de tecnologia de energia;
– Fortalecem a garantia de fornecimento, porque não requerem importação;
– Diminuem o desmatamento;
– Combatem a pobreza.
Veja também as iniciativas ambientais da Telefônica na América Latina e na Espanha.

Nosso futuro está nas energias renováveis
Nosso futuro está nas energias renováveis