A Oficina de Teatro do Semear atende hoje a sete pessoas, entre 14 e 50 anos, com aulas de artesanato, interpretação, música e dança. Confira!

A oficina de teatro do Semear está transformando a história de pessoas com deficiências
A vida de Andréa de Gois Funari, 36 anos, que nasceu com paralisia cerebral, poderia ser bem diferente se ela não tivesse a assistência da Semear desde criança. Com grandes dificuldades motoras, esta mulher – que ainda é uma menina – frequenta a instituição há 20 anos e recebe apoio para tratamentos em escola especial e terapias. Mas a melhor terapia de todas aconteceu depois que ela passou a fazer parte das oficinas de teatro, primeiramente na escola e depois no próprio Semear.
Amante das artes, Andréa pintou quadros durante muitos anos e até escreveu um livro de poesias, mas foi no teatro que ela se encontrou. Há dois anos frequenta as aulas uma vez por semana e aprendeu a arte de interpretar. Seu grupo já fez três apresentações, mas muitas outras ainda virão. Para o pai desta “atriz”, José Rubens Leite Funari, hoje gerente administrativo da Semear e empregado aposentado pela Telefônica, “a vida teria sido muito mais difícil do que foi se não tivéssemos o apoio desta instituição. Aqui, além do atendimento e orientação dados à Andréa, nós pais também recebemos um apoio importante, pois podemos trocar experiências com outras pessoas que passam por problemas parecidos”.
A Oficina de Teatro do Semear atende hoje a sete pessoas, entre 14 e 50 anos, com aulas de artesanato, interpretação, música e dança. É apenas um dos benefícios que esta instituição presta aos familiares de empregados do Grupo Telefônica e pessoas da comunidade, totalizando 185 beneficiados. Este número pode ser bem maior se a Semear aumentar seu quadro de mantenedores e assim conseguir mais recursos para atender toda a demanda.
Amanhã, 19 de junho, é o Dia Semear. Reserve um tempinho para ver a proposta desta instituição e cadastre-se como mantenedor.  Conheça também outras formas de contribuir para que o Semear continue sua jornada de apoio às pessoas portadoras de deficiência. Você vai ver que ajudar ao próximo é muito mais fácil e gratificante do que parece!
Por Lucy De Miguel  |  Vetor Comunicação

Oficina de teatro do Semear integra pessoas portadoras de deficiência