Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Lyra dividiu sua história de luta e superação em palestra beneficente com apoio Fundação Telefônica Vivo em São Paulo

Eduardo Lyra apresenta palestra para plateia em palco

Lyra dividiu sua história de luta e superação em palestra beneficente com apoio Fundação Telefônica Vivo em São Paulo

Aos 29 anos, Eduardo Lyra acumula em sua bagagem a autoria do livro Jovens Falcões e os títulos de um dos 30 jovens mais influentes do país com menos de 30 anos pela Revista Forbes, o de Paulistano Nota 10 pela revista Veja, e o de Rebeldes com Causa pela grife Reserva. Também recebeu o prêmio de Jovem Empreendedor do Ano pelo Grupo LIDE, além de ter sido selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo.

Mas de todos os feitos de Edu, a conquista que mais lhe dá orgulho é a ONG Gerando Falcões, fundada por ele em 2013 e que já transformou a vida de milhares de jovens de uma comunidade da cidade de Poá, na Grande São Paulo.

“O que eu vim compartilhar com vocês hoje não são palavras bonitas ou técnicas, mas o que eu aprendi dentro da favela. No meio do caos social em que eu vivia, tive uma grande inspiração chamada Maria Gorete de Brito Lyra, a minha mãe. Todos os dias, ela olhava dentro dos meus olhos e dizia: filho, na vida, não importa de onde você vem, mas para onde você vai”.

Foi com essa primeira reflexão que o jovem empreendedor abriu a palestra “Protagonismo e Carreira”, realizada no dia 30 de agosto para uma plateia de estudantes, educadores e executivos que lotaram o Teatro Vivo, em São Paulo.

Organizada pelo comitê de colaboradores voluntários de São Paulo com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, o evento beneficente deu a oportunidade de colaboradores da empresa patrocinarem a participação de um jovem atendido pela ONG Liga Solidária na palestra. E toda a verba arrecadada com a venda de ingressos foi revertida para a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Dias da Silveira, de São Paulo, uma das instituições selecionadas para receber o apoio de voluntários do Grupo no Dia dos Voluntários 2017.

Eduardo Lyra posa ao lado de Americo MattarEduardo Lyra e Americo Mattar

“Como todo jovem que nasce na periferia, o Edu teria várias justificativas para seguir um caminho diferente do que escolheu e o que o levou a estudar, formar-se como jornalista e tornar-se empreendedor social. Esse é o brilho da história que ele traz e uma crença que consideramos fundamental na Fundação: a de que é possível transformar o entorno a partir de uma mudança que vem de si”, ressaltou o diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar.

Infância difícil e superação

Nascido em Guarulhos, grande São Paulo, Edu conta que morou em um barraco de chão de terra batida sem banheiro, dentro de uma favela. O pai, envolvido com o mundo do crime, foi preso e o jovem cresceu vendo a mãe ser revistada por policiais quando visitava o pai na penitenciária.

“Quando eu juntava a fome, a pobreza e a violência parecia que tudo vinha para me dizer que eu não podia. Aquilo que me machucava muito. Mas aprendi que nada, nem ninguém, poderiam me sentenciar a viver um tipo de vida para sempre”, afirma.

Foram os ensinamentos da mãe e vontade de lutar pelos próprios sonhos que mudou a vida do garoto e que hoje mobiliza milhares de pessoas por onde passa. “A história do Edu é uma fonte de inspiração para muita gente, então cada vez que eu tenho chance de escutá-lo, não perco a oportunidade e sempre aprendo algo a mais”, comenta Americo, durante sua fala de abertura no evento.

Ao público eclético que o ouvia atento durante toda palestra, o empreendedor destacou o papel da liderança por meio das atitudes e deixou uma mensagem final.

“A vida nem sempre é reflexo das habilidades que você tem, mas sobre as escolhas que faz. Eu poderia ser vítima, mas escolhi ser protagonista. Então a última lição que deixo para vocês é uma palavra pequena, mas de grande significado, chamada coragem”, conclui Edu, sob aplausos da plateia.

Eduardo Lyra posa junto com jovens no palco

Os ensinamentos e a coragem do jovem empreendedor social Eduardo Lyra
Os ensinamentos e a coragem do jovem empreendedor social Eduardo Lyra