Pense Grande Podcast inspira o caminho de jovens empreendedores

25 de outubro de 2018

Desabafos, dicas e troca de experiências de quem já se lançou no universo dos negócios sociais são alguns dos conteúdos que podem ser conferidos nos programas


Como posso começar a empreender? Será que empreender é para mim? O que fazer quando as coisas parecem dar errado? É possível dar a volta por cima? Tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática não é um processo fácil e sempre envolve mais perguntas que respostas.

O Pense Grande é um programa que estimula a atitude empreendedora em negócios sociais, a partir da tecnologia digital, em jovens de todo o Brasil. Mais de 50 mil empreendedores já foram impactados pelo programa, que atua em três frentes: formação de jovens para que desenvolvam soluções que beneficiem suas comunidades; apoio para que eles estruturem suas ações; e fortalecimento dos negócios junto a instituições e iniciativas.

Sabendo disso, o Pense Grande, projeto desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo, lança três podcasts que trazem histórias de vida, dicas e desabafos de jovens que, ao compartilharem suas experiências sobre negócios sociais, podem inspirar, apoiar e transformar a jornada de quem quer começar a empreender.

Em cada episódio, jovens que se aventuraram nas mais diversas áreas – da alimentação saudável à programação – com as mais diversas trajetórias, conversam sobre os benefícios, os desafios, a correria, a possibilidade de sucesso e as dificuldades de ser um jovem empreendedor na periferia.

Os negócios sociais podem ser os mais diversos possíveis, mas os convidados do Pense Grande Podcast sempre têm uma boa história e dicas para compartilhar.

 

Jornada empreendedora

Sair da zona de conforto já é um desafio, largar a estabilidade de um emprego formal é ainda mais. Contudo, ter um propósito e tentar fazer a diferença em suas comunidades fez com que os empreendedores convidados se lançassem rumo à realização de seus sonhos.

A série de podcasts começa com Monique Evelle conduzindo uma roda de conversa com o tema Empreender é pra mim?, ao lado de Isabella Santos, do Pretas Cores e do Sampa Negra, de Luis Henrique Coelho, do Empreende Aí, e de Débora de Ângelo, embaixadora da Rede Pense Grande

A pesquisa Juventude Conectada – Edição Empreendedorismo, feita pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com IBOPE Inteligência e Rede Conhecimento, traz alguns pontos de vista de jovens que se consideram empreendedores. Dos 400 entrevistados, entre 15 e 29 anos, 61% definiram que empreender é ter um propósito. Outros 55% disseram que é conseguir colocar em práticas seus sonhos.

Outras sugestões de como seguir em frente e como nunca esquecer de suas inspirações e motivações também podem ser conferidas no bate-papo entre Iana Chan, do PrograMaria, Fabiano Lopes, do Inspirando Gigantes, e Emanuelly Oliveira, do Social Brasilis, no episódio Empreender? Não tá fácil pra ninguém, conduzido por Hamilton Henrique, do Saladorama.

  • Quatro jovens conversam dentro de um estúdio de gravação
    Da esquerda para direita: Isabella Santos, Deborah de Angelo, Monique Evelle e Luis Henrique Coelho.
  • Quatro jovens conversam dentro de um estúdio de gravação
    Da esquerda para direita: Iana Chan, Fabiano Lopes, Emanuelly Oliveira e Hamilton Henrique
  • Quatro jovens conversam dentro de um estúdio de gravação
    Da esquerda para direita: Bia Santos, Johnny Borges, Ana Carolina Martins e Danielle Esli

 

Desistir não é uma opção

Com mediação de Johnny Borges, do Arq.Futuro, o episódio Como começar hoje mesmo a empreender? fecha a série de podcasts reunindo algumas dicas de como saber se levantar após possíveis períodos ruins.

Em negócios de impacto social é comum que os rumos profissionais se confundam com a  história de vida dos seus criadores. E é por isso que planejar e pensar o futuro do empreendimento muitas vezes incluem tomadas de decisão que impactam diretamente nos sonhos dos empreendedores e seus planos para o futuro.

O bate-papo propõe também uma reflexão sobre o futuro dos negócios sociais das convidadas, que são: Danielle Esli, sócia-administrativa da InfoPreta, Ana Carolina Martins, idealizadora do documentário “Visionários da Quebrada”, e Bia Santos, empreendedora da Barkus Educacional.

Para saber mais, acesse o Pense Grande Podcast e ouça os programas gratuitamente!

 



Deixe uma resposta aqui