Pesquisa sobre uso de tecnologia nas escolas aponta principais desafios que educadores enfrentam na sala de aula

24 de novembro de 2017
pesquisa_TPE

Estudo inédito com 4 mil professores da rede pública é um dos maiores já feitos na área e tem o apoio da Fundação Telefônica Vivo

Uma pesquisa inédita coordenada pelo movimento Todos Pela Educação, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Itaú BBA e Samsung, mostra o que pensam os professores da rede pública de ensino de todo o Brasil em relação ao uso de tecnologia digital em sala de aula. A mostra é uma das maiores já coletadas na área e traça um retrato abrangente para entender a realidade dos docentes.

O estudo “O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula” ouviu 4 mil professores dos Ensinos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de todo o Brasil no primeiro semestre de 2017. Ele foi realizado pelo Instituto de Pesquisas DataFolha e pela consultoria Din4mo.

Os dados mostram que mais da metade (55%) dos professores da rede pública brasileira utilizam tecnologia digital regularmente em sala de aula, e que os aspectos limitadores mais frequentes para o uso de recursos tecnológicos são a falta de infraestrutura – como poucos equipamentos (66%) e velocidade insuficiente da internet (64%) – e a falta de formação adequada – 62% nunca fizeram cursos gerais de informática ou de tecnologias digitais em Educação.

Os resultados revelam que os docentes estão dispostos a usar tecnologia digital em sala de aula e que, havendo ferramentas relevantes para o desenvolvimento do seu trabalho no ambiente escolar, bem como condições adequadas de uso, há um enorme potencial pedagógico a ser desenvolvido por meio dos recursos tecnológicos.

De acordo com Olavo Nogueira Filho, gerente de políticas educacionais do movimento Todos Pela Educação, a pesquisa traz informações importantes para subsidiar governos, secretarias de educação, escolas, terceiro setor e empresas de tecnologia, de forma a responderem melhor a um pedido cada vez mais recorrente dos estudantes brasileiros: integrar a tecnologia digital ao dia a dia da escola.

“Por meio da pesquisa, identificamos que, além dos desafios de infraestrutura já conhecidos, há três principais caminhos para o avanço dessa tecnologia em educação: a ampliação e a melhora da oferta de formação e apoio específico, a apresentação de propostas que ajudem a rotina de trabalho do professor e um melhor entendimento pelos docentes sobre o potencial de impacto pedagógico da tecnologia”, afirma.

Apesar dos entraves apontados, a maioria deles já se consideram usuários regulares ou avançados dos recursos tecnológicos digitais. As principais aplicações são para apresentar informações em classe (46%) pelo menos uma vez por semana e fazer avaliação dos alunos (44%).

Segundo os docentes que apontaram que os recursos tecnológicos causam sobrecarga na sua rotina, esse acúmulo está principalmente relacionado a atividades como seleção de materiais para aulas, aplicação de provas e acompanhamento individual de alunos.

Há, portanto, de acordo com a pesquisa, espaço para incentivar o uso dos suportes tecnológicos digitais, desde que contribuam com as atividades do professor, otimizando seu dia a dia.

Formação

A falta de oportunidades de formação é apontada como razão para o não uso da tecnologia digital com os alunos por 57% dos professores que dizem nunca usar esse recurso. A prova disso é que apenas 59% dos docentes já fizeram algum curso sobre o uso desse tipo de tecnologia na escola.

Essas limitações poderiam ter seus efeitos minimizados com a oferta de formação de qualidade e também a presença de um profissional de referência em tecnologia digital dentro da escola, uma vez que 42% dos entrevistados tiram dúvidas sobre o uso de tecnologia com a rede de relacionamento pessoal ou junto a colegas professores. Outros 15% afirmam não ter a quem recorrer para pedir auxílio e apenas 14% recorrem aos coordenadores pedagógicos, os profissionais mais indicados para prestar ajuda aos educadores.

Potencial pedagógico

Outro ponto de destaque da pesquisa está na percepção dos professores sobre o impacto do uso da tecnologia digital para o aluno, que pode ser um fator importante de decisão sobre o seu uso. No total, 34% dos docentes acreditam que o principal impacto positivo é a motivação dos estudantes e 11% veem a melhora no desempenho escolar como dimensão mais relevante.

Em relação aos impactos para a própria formação do professor, 96% dos entrevistados concordam que, com o uso da tecnologia digital, suas habilidades como docente se ampliam.

Experiência com tecnologia na escola:

•   94% concordam que incorpora novos métodos de trabalho
  •   88% concordam que colabora mais com os colegas de escola

Confira os dados completos da pesquisa no site: www.todospelaeducacao.org.br/tecnologia