Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Cursos com maior número de inscritos ensinam a utilizar elementos lúdicos em sala de aula e também a pensar a inovação pedagógica.

Cursos ensinam a utilizar elementos lúdicos em sala de aula e também a pensar a inovação pedagógica.

“Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano”, escreveu o educador Paulo Freire. Não é um processo que conheça término; é necessário que os educadores estejam sempre renovando e buscando novas fontes de conhecimento para poderem auxiliar os alunos em suas trajetórias pedagógicas. A contínua aprendizagem é desafiadora, principalmente em um contexto de constante transformação, permeados por inovações tecnológicas. A formação tem de estar ao alcance desse educador e prepará-lo para lecionar tanto na realidade urbana quanto na do campo.

A Plataforma Escolas Conectadas, da Fundação Telefônica Vivo, foi pensada justamente para apoiar o educador em seu processo continuado de formação, oferecendo uma variada gama de cursos à distância. Todos os cursos são certificados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e podem ser encontrados em dois modelos: O Faça Você Mesmo, com carga horária de 15 horas, no qual o educador pode cursar sem horários fixos, de acordo com sua disponibilidade. Já os Cursos com Especialistas são mediados por profissionais da área e tem uma carga horária de 40 horas.

Somente no primeiro trimestre de 2016, mais de 5 mil professores se beneficiaram com a plataforma. Segundo Patrícia Behling Schäfer, coordenadora dos cursos e parceira executiva da Fundação Telefônica Vivo, a extensão da plataforma para um público maior também aumenta o compartilhamento de experiências. “Temos tido conquistas importantes no escopo do objetivo maior do projeto, de contribuir com a qualificação das práticas pedagógicas no Brasil, agora incluindo escolas urbanas e rurais, com o suporte dos usos intensivos, construtivos e inovadores das tecnologias digitais e da conectividade.”

Dos diversos cursos oferecidos, que vão desde eixos mais tradicionais como matemática ou linguagens até a inserção da tecnologia no cotidiano pedagógico, dois têm se destacado pelo número de inscrições. O curso Jogos e Brincadeiras: para além da seriação propõe aos cursistas um olhar mais cuidadoso para atividades lúdicas e seu potencial de aprendizagem. Os educadores aprendem como criar jogos, físicos e também digitais, e a utilizá-los para auxiliar os alunos em noções de trabalho em grupo, cooperação e outras competências sociais e cognitivas. O curso já conta com mais de 3 mil inscritos.

Com um também expressivo número de inscrições (mais de 2.800), o curso Mudança de tempos e espaços para a inovação pedagógica reflete a vontade que o educador tem de modificar os parâmetros pedagógicos que regem o currículo escolar. Nele, são debatidos o porquê da escola ainda seguir um modelo pedagógico tão antigo e a quem servem as posições hierárquicas dentro dos espaços educativos. São apresentadas e discutidas experiências inovadoras que podem inspirar os educadores a aplicar pequenas mudanças em seu próprio cotidiano escolar.

A Plataforma Escolas Conectadas permite que o educador flexibilize seu tempo, escolhendo uma trajetória pedagógica que tenha a ver tanto com suas demandas pessoais como com o cotidiano de seus alunos. Essa educação continuada e longe da solidificação que tantas vezes atravanca os processos pedagógicos pode fazer com que cada vez mais escolas e espaços educativos transformem sua realidade, inserindo-a e aproximando-a das competências do século XXI.

Plataforma Escolas Conectadas oferece formação contínua e flexibilidade para o educador
Plataforma Escolas Conectadas oferece formação contínua e flexibilidade para o educador