Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente está completando 20 anos neste mês e a Fundação Telefônica, por meio do seu portal Pró-Menino. Acompanhe!

Portal homenageia o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente

O ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente está completando 20 anos neste mês e a Fundação Telefônica, por meio do seu portal Pró-Menino, preparou um especial sobre a data, para discutir as principais mudanças provocadas pela implementação da lei e o que ainda pode ser conquistado nessa área. O internauta que acessar o www.promenino.org.br já tem à disposição conteúdo específico, com reportagens, opinião de especialistas, convite para um videochat e a programação de eventos previstos em todo o país.

A opinião de especialistas e pessoas que trabalham diretamente com a área de direitos da infância e juventude formará um painel de depoimentos respondendo à pergunta: “O que mudou na vida das crianças e adolescentes brasileiros nesses 20 anos de implementação do ECA?”. Responderam à questão o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); a ex-jogadora de basquete, Magic Paula; a jornalista Neide Duarte; a superintendente da APAE-SP, Aracélia Lúcia Costa; e Itamar Gonçalves, coordenador de Projetos da Childhood Brasil, entre outros.

Os internautas e leitores do portal também serão convidados a responder à mesma pergunta, por meio de um Fórum Interativo e de ações programadas em redes sociais como o Twitter e o Facebook.

O especial trará, ainda, uma reportagem sobre o Conselho Tutelar, com o perfil de Luis Antônio Lopes, do Conselho do Butantã, de São Paulo. O portal realizou também um videochat, no dia 15 de julho, sobre os principais avanços e desafios na área de direitos infanto-juvenis dos últimos 20 anos. Participaram Ariel de Castro Alves, presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo e Conselheiro do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos) e do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Causos do ECA – Uma das grandes contribuições da Fundação Telefônica para dar visibilidade ao Estatuto da Criança e do Adolescente é o Concurso Causos do ECA, que chega neste ano à sexta edição com um recorde de inscrições de cerca de 1200 histórias. Trata-se de um concurso cultural que divulga e premia, anualmente, experiências de cidadania vividas por meio da efetivação das diretrizes previstas no Estatuto. Já acumula mais de 3.000 histórias reais de crianças e adolescentes que tiveram suas vidas mudadas a partir do ECA.

Sobre o Pró-Menino
O Portal Pró-Menino é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, por meio da disseminação da informação, do apoio a organizações que lidam com esta temática e da sensibilização da população em geral. A gestão executiva é do CEATS/FIA – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, da Fundação Instituto de Administração. Conta atualmente com cerca de 150 mil visitantes por mês.

Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Portal Pró-Menino faz especial sobre os 20 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
Portal Pró-Menino faz especial sobre os 20 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente